Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

quarta-feira, 21 de abril de 2021

"Segredo Mortal" de Bruno M. Franco

Começa com 3, a meio vai para 4 e corta a meta com 5 estrelas. Isto não esquecendo que dou 6* aos livros que no final me fazem dizer: "Uau! Gostava de ter escrito este livro." Às vezes não sei começar de outra forma. É assim que me surge no pensamento e é assim que sai cá para fora. Acabei agora de ler o livro do Bruno e é a quente que teço estes comentários. 

Poderia começar elogiando os aspectos que mais gostei e que me fizeram atribuir 5 estrelas a esta obra. E deixar para o final as pequenas coisas que me incomodaram. Mas não. Começa com 3* porquê? O uso de alguma adjectivação excessiva. Incomodou-me e abdicaria dela sim. Mas a trama começa bem, as personagens são criadas e mostradas com as suas personalidades definidas e vincadas, a história prende rapidamente. Daí as 4*. Senti-me confortável dentro do espaço criado pelo Bruno, mesmo (e por isso mesmo!) quando os aspectos horríveis dos assassinatos são revelados. Bem engendrado, sim senhor! 

Manteve as 4* durante algum tempo.  Porquê? Neste Portugal de brandos costumes soou-me esquisito uma conspiração tãoooo grande. Parecia que estávamos noutro país que não o nosso. Essa estranheza durou algum tempo! Parecia pouco verosímil. Por outro lado, este livro é um policial/thriller/ficção. Why not? Será que tem de se assemelhar com a realidade que conhecemos? Fiquei a pensar nisso...

E passou às 5* quando o inspector atribuído para resolver os crimes deixou de ser tão esteriotipado (outro motivo para as 4* foi o inspector possuir traços muito idênticos a tantos outros: super esperto e super traumatizado com a vida pessoal!). Começaram a acontecer-lhe "coisas" mais reais e mais credíveis, as pontas dos mistérios a fecharem-se com mestria. 

Gostei do final. Apetecia continuar a ler mas, lá está! Não gosto dos finais muito fechados e com um happy ending. Assim, está bem assim!  

Espero que tenham ficado curiosos a ponto de pegarem neste livro. Vale a pena. E, já agora Bruno, o próximo quando sai?

Terminado em 17 de Abril de 2021

Estrelas: 5*

Sinopse

UM PROJETO SECRETO. UM ASSASSINO CONTRATADO. UM HOMEM ACUSADO DE CRIMES QUE NÃO COMETEU.

Na véspera de Natal, cheias massivas submergem o centro de Lisboa, causando danos incalculáveis e centenas de mortes. Designada por Desastre de Lisboa, a catástrofe é atribuída ao aquecimento global. Mas terá resultado realmente das alterações climáticas?

Um cenário aterrador é descoberto numa praia. Chamados a intervir, Leonardo Rosa e Marta Mateus, inspetores da Polícia Judiciária, deparam-se com a mais tortuosa perversidade: Um puzzle humano.

Iniciando uma caça ao homem, descobrem o perfil de um assassino, perigoso e inteligente, que desafia as capacidades dos inspetores. Assombrado pelos seus próprios fantasmas, Leonardo Rosa terá de ultrapassar barreiras para conseguir chegar à verdade: A descoberta de um segredo incrível.

Entretanto, um jovem recém-licenciado é acusado de dois crimes que ele jura não ter cometido. Encurralado, decide fugir e provar a sua inocência, mas logo se envolve numa teia de acontecimentos que o leva a uma conclusão terrível: Matar é a única forma de sobreviver.

Em busca de justiça e da verdade, vários acontecimentos sangrentos levam os inspetores e o jovem a embrenharem-se na maior conspiração de todas. Conseguirão sair dela vivos?

Cris

2 comentários: