Já há muito que queria ler este Nobel. Proporcionou-se uma leitura conjunta e aproveitei a boleia... comecei a ler sem saber ao que ia. Nem tampouco li a sinopse. Estranhei mas passado pouco tempo embrenhei-me neste mundo estranho que Ishiguro inventa.
Trata-se de uma distopia. Um mundo que passamos a conhecer através dos olhos de Klara, um robot, talvez uma boneca, prefiro pensar. Dela, pouco sabemos. Características, muito poucas. Somente que já há robots mais sofisticados, com capacidades mais evoluídas. Klara está numa loja e espera ansiosamente que alguém (uma menina, quem sabe?) a leve para casa. Espera fazer companhia, ajudar. O leitor vai-se apercebendo das suas capacidades e até da sua ingenuidade (poder-se-á falar de adjectivos para caracterizar um robot?)
É um mundo estranho, este. Vamo-nos apercebendo disso. E é conforme aumenta o entendimento que temos da complexidade desse estranho mundo que nos vamos embrenhando mais e mais nesta leitura, que, mesmo não sendo a minha praia, me foi muito aprazível de ler.
E vocês gostam de ler distopias?
Terminado em 25 de Abril de 2021
Estrelas: 5*
Sinopse
«O Sol tem sempre forma de nos alcançar.»
Do local onde está exposta, Klara, uma Amiga Artificial com notável capacidade de observação, vê com atenção o comportamento dos que entram na loja para apreciar os artigos e dos que passam na rua e se detêm a olhar as montras. Acalenta a esperança de que entre um cliente que a escolha, mas, quando surge a possibilidade de as suas circunstâncias se alterarem para sempre, Klara é aconselhada a não se fiar muito nas promessas dos seres humanos.
Através do olhar de uma narradora inesquecível, Kazuo Ishiguro contempla em Klara e o Sol o mundo moderno em rápida mudança para compreender uma questão fundamental: o que significa amar?
Cris
Parece-me bem interessante! :))
ResponderEliminar~
Queria ser um jardim para o teu olhar...
~
Beijo e uma excelente tarde!
E é só isso que você tem pra falar do livro?
ResponderEliminarAnónimo, vou responder embora não costume responder a quem não se identifica. Já ouviu falar de spoilers?
EliminarConfesso que tive de ir pesquisar o significado de distopia...
ResponderEliminarNão me lembro ter ligo algum, mas fiquei curiosa com esse.
Também nao costumo ler muitas, Carla. Mas gostei desta.
EliminarGosto tanto deste autor... adorei o Nunca me Deixes e o Gigante Enterrado. Este título vai para a minha wishlist
ResponderEliminarJá anotei esses dois. Nunca tinha lido nada dele...bj
Eliminar