Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

terça-feira, 13 de abril de 2021

"Sobreviventes" de Alex Schulman

Este livro foi uma surpresa que apareceu na minha caixa do correio com um bónus: uma dedicatória do autor. Fiquei curiosa com a sinopse e achei interessante o enredo basear-se numa história entre três irmãos que acabaram por se distanciar por várias circunstâncias como, explica o autor, também ele e os seus irmãos se afastaram com o decorrer do crescimento. Que motivos estão por detrás destes afastamentos de irmãos?

A forma como escolheu para revelar o segredo que está implícito durante a trama toda é que achei um pouco complicada. Baralha e fez-me voltar atrás para tentar perceber em que momento estava a decorrer o acontecimento descrito. Existem dois espaços temporais. Um passa-se quando os irmãos são pequenos e outro quando, já mais velhos, se juntam para deitar as cinzas da mãe ao rio. E esta última parte torna-se, no meu entender, mais confusa porque a acção decorre num único dia mas do fim para o princípio do dia com um intervalo de duas horas.

Uma família instável com pais muito pouco amorosos e bastante ausentes. Três crianças que crescem sem proteçção emocional e física, num ambiente que pode parecer paradisíaco mas que encerra muitos perigos. Uma casa isolada na floresta. Um mistério que se sente durante toda a leitura do livro mas sem se se descortinar qual. A surpresa final apanhou-me desprevenida. E compôs o ramalhete, como se costuma dizer, ou seja, compensou a confusão sentida no decorrer da parte em que os três irmãos se juntam para fazer a última vontade da mãe.

Fez-me pensar nas guerras entre irmãos que separam laços de sangue. Tantas são as que ouvimos contar! E as que vivemos próximo, não é? Valerá a pena?

Terminado em 4 Abril de 2021

Estrelas: 4*

Sinopse

Como chegámos a este ponto? Como pudemos nós os três, que éramos como um só na infância, afastar-nos tanto uns dos outros? Quando nos tornamos estranhos? O que aconteceu?

Três irmãos regressam à casa de campo junto ao lago onde, duas décadas antes, um terrível acidente mudou as suas vidas para sempre. Levam com eles as cinzas da mãe, cujo último desejo os apanhara de surpresa: sempre pensaram que ela desejaria ser sepultada ao lado do falecido marido. Benjamin segue ao volante, conduzindo o carro e os irmãos numa viagem através do tempo, até uma época em que eram crianças entregues a si mesmas, perante a indiferença dos pais. São agora adultos. Três estranhos, inevitavelmente unidos por uma história comum de lutas pela atenção do pai e pelo amor imprevisível da mãe. O falecimento da mãe traz velhos traumas à superfície, e a tensão entre os irmãos aumenta.

Que segredo terá ficado enterrado no seu passado?

Cris

2 comentários: