Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

quarta-feira, 24 de abril de 2019

"A Seguir" e "Depois" de Morris Gleitzman

Já tinha lido o primeiro livro desta sequência, "Um Dia", e adorado (podem ver aqui a minha opinião!)
 

Mas estes dois tive de os ler de enfiada. Podem ser lidos sem qualquer ordem mas há toda uma história e sequência que faz todo o sentido levar a eito. Na verdade, percebi ao chegar ao fim que existe um outro livro ("Agora"), o terceiro, que é passado nos dias de hoje e o protagonista já é um senhor idoso. Infelizmente este livro ainda não está traduzido para português! Para mim faz todo o sentido ser lido em último, tanto mais que do 2º para o 4º há uma continuação perfeita de acontecimentos...

São livros juvenis que se leem num dia, uma leitura simples mas tão sentida que às vezes as lágrimas surgem. O narrador é o Felix, uma menino polaco judeu, e estes três livros acompanham a sua vida durante a II Guerra.

As crianças, como acontece em todos os horrores, são as que mais sofrem. Numa guerra o seu mundo é virado do avesso sem que percebam porquê! Há uma mensagem implícita nestas histórias: diferenças de raça e religião, motivos suficientes para os "grandes" começarem uma guerra, não são questões importantes para os mais pequenos. Porque motivarão os "crescidos"?

Felix é obrigado a crescer mais rápido que o suposto e ver o que ninguém deveria ver: a morte de seres humanos infligida por outros seres humanos com a consequente perda de seus familiares e amigos. Considero estes três livros, obras obrigatórias para os nossos jovens, tal os valores que implicitamente são veiculados e tal a veracidade de acontecimentos que é relatada, muito embora a história em si seja ficção.

Recomendadíssimo para pequenos e grandes!

Terminado a 18 e 19 de Abril de 2019

Estrelas: 5*

Sinopse de "A Seguir"
Felix e Zelda são duas crianças polacas que ficaram órfãs e que estão agora a fugir dos nazis. Mas quanto tempo conseguirão manter-se escondidas e a salvo? Felix define os seus planos: manter-se vivo, proteger a sua melhor amiga Zelda e... encontrar novos pais.

Já cansados de correr pela floresta fora, e desesperados de medo, fome e sede, Felix e Zelda encontram Genia, uma mulher generosa que lhes dá abrigo, mesmo conhecendo o risco que corre ao esconder judeus em sua casa.

Genia, o cão Leopoldo e o porco Trotsky fazem com que estes dois pobres órfãos consigam sentir um pouco da alegria que tinham antes de as suas famílias morrerem às mãos dos nazis. Mas Felix sabe que o facto de ser judeu põe em risco todos os que estiverem consigo. Só lhe resta fugir, para os manter em segurança.

Sinopse de "Depois"
Estamos em 1945 e Felix, um rapaz judeu de 13 anos, vive há dois anos escondido na quinta do seu amigo Gabriek. Até ao dia em que esta é incendiada. Fogem então para a floresta e juntam-se aos resistentes, um grupo armado que luta contra os nazis.

É ali que Felix conhece Yuli, uma jovem determinada e corajosa, com quem faz amizade, e torna-se assistente do doutor Zajak, um cirurgião experiente.

De repente, por todo o lado surgem sinais de que a guerra terminou. Volta a ser tempo de partir. Os acontecimentos precipitam-se e os reencontros sucedem-se. Felix vai ter de optar entre vingar os mortos que amou ou ajudar os vivos que vai conhecendo.

Cris

Sem comentários:

Enviar um comentário