Mas, como estava a referir, saí da apresentação/workshop com vontade de ler este livro. Tenho-o na mesa de cabeceira e por lá vai continuar. Não o estou a ler todo de seguida. Procuro o que me interessa tendo em conta a minha idade. Algumas coisas confirmam aquilo que sei, outras aprendo. Fiz uma lista de frutas, raízes, sementes e algas (em pó) que pretendo comprar para acrescentar às que já possuo e enriquecer ainda mais a minha alimentação e em particular os meus pequenos almoços. Por curiosidade fica aqui a minha estante com alguns frascos cheiinhos de coisas boas que uso habitualmente.
Nomes como spirulina, maca, camu-camu, linhaça, gengibre, curcuma, clorela, moringa, erva-trigo, chucrute.. Já fazem parte do meu vocabulário (mais propriamente da minha alimentação) mas chegada à página da Kombucha (sabem o que é?) foi o impulso que precisava para finalmente preparar a minha, que tinha chegado dias antes pelo correio. Anotei as dicas e aqui fica a foto da minha primeira fermentação:
Mais temas são tratados aqui para além da alimentação que despertaram o meu interesse: o stress, o exercício, o sono... Como disse este é um livro para permanecer durante bastante tempo perto de mim. Com um lápis para ir anotando e sublinhando o que acho mais importante.
Sinopse
O poder de uma mulher está, acima de tudo, no seu autoconhecimento. Saber interpretar os sinais do seu corpo é o que lhe permite fazer escolhas inteligentes para ter a saúde que deseja a nível físico, mental e emocional.
Da adolescência à menopausa, ser mulher é fascinante e desafiante. As oscilações hormonais a que o nosso corpo está sujeito são grandes e geram alterações fisiológicas e emocionais, seja devido aos ciclos menstruais, à gravidez ou à chegada da menopausa.
Convido-a a levantar o véu e a descobrir tudo o que precisa para que estas oscilações se mantenham nos padrões naturais e não condicionem a sua vida. Ao aceitar este desafio, embarcará comigo numa viagem para aprender coisas fascinantes: "A interpretar o seu ciclo menstrual", "Os alimentos que mais a favorecem e prejudicam", "As suas necessidades nutricionais para cada fase do ciclo", "A relação entre a saúde digestiva e as suas hormonas", "O impacto da toxicidade que a rodeia e o stress", "As vantagens do exercício físico e os hábitos de sono na saúde da mulher".
Irá ainda aprender as várias formas de contracepção existentes e as vantagens e desvantagens de cada uma delas. Para todas as condições que acometem a saúde da mulher, da acne à ansiedade ou depressão, passando pelas infecções urinárias ou candidíases recorrentes, encontrará uma abordagem natural que fará a diferença.
Cris
Que estante maravilhosa!!!!
ResponderEliminarQue alimentação diversificada e saudável deve proporcionar!
Fiquei curiosa em relação a alguns alimentos que referes, sobre os quais nunca tinha ouvido falar. Tens de nos deixar algumas dicas!!
Beijocas e bom apetite
Marisa, qq dia penso nisso... beijinho e obgda pelas tuas visitas!
Eliminar