Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

terça-feira, 16 de abril de 2019

"A Casa do Lago" de Ella Carey

Esta é uma leitura que se faz fluída. É uma história contada em dois espaços temporais, 1934 e 2010. Segredos de uma família que vêm à tona e despoletam uma busca por parte de Anna, neta de um alemão já idoso, que desconhecia todo o passado do avô. Max, o avô, pouco lhe conta.

Memórias por descobrir, um caso de amor trágico que envolve a II Guerra, de duas pessoas que estiveram em lados opostos da guerra. Um túmulo que se abateu nesse amor terrível, e Anna vai tentar descobrir o que realmente se passou. 

A autora pegou numa história verídica sobre um apartamento em Paris, recheado de coisas valiosas, que se manteve fechado depois da guerra e foi descoberto muitos anos depois. O enredo desta obra revelou-se, assim, bastante positivo, embora ache que alguns aspectos ficcionados pela autora, pudessem ter tido outros contornos porque quebraram a meu ver alguma veracidade à história. A corroborar o que referi está, por exemplo, o facto de Max ter pedido para a neta ir buscar um objecto para ele muito querido mas não lhe dizer em concreto onde se encontrava... Pequenos factos que achei que podiam ser melhorados.

Pese embora isso, há algo que já tenho lido noutros livros e que é sempre bom recordar. Como em tudo na vida, há sempre dois lados de uma questão e se nem todos os aliados se comportaram da melhor maneira face aos judeus (e restantes perseguidos), também houve alemães que entraram na guerra forçados e contra vontade.

Terminado a 12 de Abril de 2019

Estrelas: 4*

Sinopse
Anna Young está satisfeita com a sua vida bem-sucedida em São Francisco. Mas o seu mundo é virado do avesso quando o seu avô, Max Albrecht, revela um segredo surpreendente: Anna é a herdeira de uma família aristocrática que perdeu tudo durante a Segunda Guerra Mundial. Há mais de setenta anos, Max foi forçado a deixar para trás a sua vida e um precioso objeto na sua propriedade na antiga Prússia. E agora quer que Anna o recupere.

Anna acede ao pedido do avô e viaja para a Alemanha, impaciente por obter respostas: O que poderá ser assim tão importante para o seu avô? E por que razão ocultou a sua história? A busca leva-a a Wil, um homem que pode deter a chave para desvendar o mistério. Juntos descobrem que os segredos da família estão ligados a um apartamento abandonado em Paris… e que esses segredos têm raízes mais profundas do que alguma vez imaginaram.

Cris

Sem comentários:

Enviar um comentário