Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

quarta-feira, 3 de abril de 2019

"Dois Guardam Um Segredo" de Karen M.McManus

Não vos sei dizer qual dos dois livros da autora gostei mais de ler, se este se o anterior. Creio que são equivalentes, proporcionando bons momentos de suspense e em que a ansiedade se mostra bem presente no leitor.

Tive algumas dificuldades com os nomes dos personagens e com o seu grau de parentesco porque são bastantes. Para resolver esse assunto recorro frequentemente a esquemas que faço num post-it e colo na primeira página para ir consultando durante a leitura. Mas eu sou mesmo péssima com nomes, não há muito a fazer quanto a isso...

Pondo de lado esse aspecto, achei que a intensidade aumenta com o decorrer da leitura, o que considero um aspecto positivo. Para além dos desaparecimentos e mortes que acontecem numa pequena cidade perto da fronteira com o Canadá, Echo Ridge, e dos mistérios a elas associados, existem outros pontos de interesse relacionados com os dois gémeos adolescentes e com o seu passado, que entretêm o leitor. Algumas dicas passaram-me ao lado e não fui capaz de descobrir quem era o assassino. 

Contado a duas vozes, Ellery, uma das gémeas e Malcolm, um rapaz que se torna rapidamente seu amigo, vamo-nos apercebendo dos vários pontos de vista, tanto mais que estes dois jovens se põem a fazer conjecturas e a tentar resolver os crimes. 

Leitura fluída, que se faz prazerozamente. O leitor envolve-se e perde-se em teorias, facto de que gostei muito. A ler para quem gosta do género YA (young adult), pois estão bem caracterizados alguns dos problemas com que se debatem os jovens.

Terminado em 26 de Março de 2019

Estrelas: 5*

Sinopse 
Echo Ridge é uma pequena cidade, perto da fronteira com o Canadá, onde Ellery nunca esteve, mas de que já ouviu falar. Foi lá que, aos dezassete anos, a irmã gémea da sua mãe desapareceu. E foi também lá que, há cinco anos, o assassinato da rainha do baile de boas-vindas pôs a cidade na boca do mundo, fazendo manchetes em todos os jornais. Agora, Ellery e o seu irmão gémeo têm de ir viver para Echo Ridge, com uma avó que mal conhecem.

A cidade é perfeita, mas esconde segredos. E ainda antes do início do ano escolar, alguém ameaça tornar o baile de boas-vindas tão perigosamente inesquecível como o de há cinco anos.

De repente, quase como prova de que o aviso é para ser levado a sério, uma rapariga desaparece. Ellery está habituada a segredos. A sua mãe tem-los e a sua avó também. E quanto mais tempo passa em Echo Ridge, mais claro se torna para ela que toda a gente na cidade os tem.

Mas os segredos são perigosos e a maioria das pessoas não consegue guardá-los.
Por isso, em Echo Ridge, é mais seguro cada um não revelar os seus.

Cris

4 comentários:

  1. Então e mencionar a leitura conjunta com as colegas? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão! É coisa nova, ainda me escapa... aqui vai: leitura conjunta muitíssimo agradável com a Dora (tuzinha!) do canal Books and Movies e com a Sandra do Mil Estrelas no Colo.

      Eliminar
    2. Sim, eu sei que não é hábito pores e por isso meti-me contigo, eheheh!

      Eliminar
    3. Eheh... O que não é habito é ler em conjunto...isso é uma modernice!

      Eliminar