Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 29 de abril de 2019

"Em Queda Livre" de Jennifer Weiner

Adoro quando um livro supera as minhas expectativas! É certo que peguei nesta obra pensando que seria uma leitura leve e fresca para contrabançar as leituras pesadas que tenho feito ultimamente... Por isso achei que ela não me traria mais do que umas boas horas de descontração! 

Digo-vos já que a capa engana, tanto mais que, com as flores que ela tem, não reparei nos comprimidos cor de rosa, um pouco escondidos. Agora que o acabei de ler, consigo achá-la mais apropriada do que quando peguei nele. Teria escolhido algo diferente, isso é ponto assente! Mas creio que os comprimidos simbolizam a adição de que fala o livro e a fina chávena, o ambiente onde ela se difundiu. Mas passo a explicar:

Allison tem uma vida ocupada. A filha, a casa enorme, o blogue de sucesso crescente... A sua vida é um corropio para conseguir chegar a todo o lado. As dificuldades económicas e profissionais pelas quais o marido está a passar acrescentam mais peso nos seus ombros. Até que um comprimido para os seus problemas das costas a deixa mais leve e com mais capacidade de trabalho...

Daí à adição foi um caminho de que ela só tomou consciência muito tempo depois quando o seu foco principal era arranjar formas de comprar mais comprimidos. No entanto, ela era diferente, certo? Conseguia fazer a sua vida sem que ninguém desconfiasse e sem grandes paragens! Conseguia, certo?

A autora, com a sua escrita simples, sincera e descomplicada, fez com que me sentisse perto e, ao mesmo tempo, longe da personagem principal. Que sentisse empatia e compaixão e, por outro lado, que me apetecesse abaná-la. Senti-me no meio daquela família, no meio das suas desculpas e, posteriormente, da sua luta. 

O enredo passa-se na América. Com as devidas diferenças posso afirmar que poderia passar-se aqui ao nosso lado. Achei-o verosímil. Os meus parabéns!

Queria parabenizar a autora, também e sobretudo, por ter conseguido expressar tão bem através de Allison o que devem sentir todos os que sofrem de alguma adição. Expressões como "Estava a planear reduzir o consumo... Mas não agora!", "Eu consigo parar mas não tenho de o fazer neste momento", devem estar presente nos pensamentos de qualquer adito. Creio que a autora soube, com mestria, traduzir por palavras a negação sentida por todos. "Eu sou diferente daqueles que me rodeiam, não sou assim, não desci tão baixo, nunca poria a vida de ninguém em perigo, muito menos a da minha filha."

Um livro que recomendo sem dúvida nenhuma! 

Terminado em 21 de Abril de 2019

Estrelas: 5*

Sinopse
Allison Weiss, a protagonista de «Em Queda Livre», poderia ser a nossa mãe, uma amiga, uma mulher que conhecemos ou até nós mesmas (caso seja uma mulher que esteja a ler este texto, neste preciso momento). Allison Weiss tem um marido bem parecido, uma filha adorável, um emprego que adora e uma casa grande nos subúrbios. É a típica mãe trabalhadora que tenta conciliar a família com o trabalho. Tudo parece estar no sítio certo. Mas será que está? O que se esconde por trás daquela vida aparentemente perfeita?

Cris

Sem comentários:

Enviar um comentário