Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Experiências na Cozinha: "Os Segredos da Aromaterapia"

Desta vez a nossa cozinha foi palco de algumas experiências diferentes! Eu a a Palmira somos fãs de óleos essenciais (OE) e daquilo de bom que eles nos podem trazer. Não sei se vocês possuem algum conhecimento sobre isso mas quando se aprofunda este assunto verificamos que é um mundo que se abre! Tanto para aprender!

Já fomos a workshops sobre OE mas um livro ajuda a sistematizar as ideias e melhor que isso: ajuda a pôr mãos à obra! 

Os OE podem ser usados para melhorar a nossa saúde, beleza e com eles podemos fazer, também, alguns produtos de limpeza. Quase todos são usados em pequenas porções (gotas) porque são concentrados e devem ser misturados com outros óleos (jojoba, amêndoas doces, graínha de uva, abacate). Actuam através de massagem ou inalação. 

Fizemos 3 sinergias (misturas) muito fáceis para vos mostrar: uma para o acne, outra para a tosse e ainda outra para a dor ciática. É só misturar os OE com cuidado para não caírem mais gotas que o desejado num óleo de base. Em lista de espera ficou por fazer um creme contorno de olhos e um ambientador.

Os frasquinhos utilizados são muito práticos pois têm um roll-on na ponta e são de 10 ml. Para o do acne juntámos no óleo de grainha de uva, 2 gotas de malaleuca (tea tree), 1 de zimbro e 1 de lavanda. Para o da dor ciática, no óleo de amêndoas doces, juntámos 1 gota de hortelã-pimenta, 1 de oregão e 1 de sândalo. Para o da tosse, ao óleo de graínha de uva juntámos 2 gotas de eucalipto, 1 de lavanda e 1 de frankincense

Ficam as fotos: 







Palmira e Cris

9 comentários:

  1. Desconheço completamente esta área. Há uns tempos li um livro que apanhei na mesa de uma esplanada e lá referia o poder da aromaterapia para nos tornar mais feliz - o livro era sobre pequenos segredos que nos tornam mais felizes. No entanto, sei apenas pelas experiências comuns, de todos os dias, que existem aromas que nos predispõem bem: no meu caso, o manjericão, por exemplo, parece que me dá energia e boa disposição. O manjerico , igual, e não dispenso comprar no S. João. De igual forma, no duche, alguns produtos deixam-nos mais revigorados que outros e sempre desconfiei que tinha a ver com isso...;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Belinha, não só ao nível da boa disposição... em questões de saúde também. Estas sinergias que fiz são só um pequeno exemplo! Bjinho

      Eliminar
  2. Bom dia queridas!
    Tenho muita curiosidade em relação a estes óleos. Já me falaram neles, mas ainda não experimentei. Há alguma mistura para a ansiedade?
    Obrigada pelas dicas.
    beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marisa, junta 5 gotas de OE laranja, 5 de lavanda e 2 de sândalo a 50 ml de óleo de amendoas doces e pofes massajar tronco, pescoço, pernas e braços e plantas dos pés de forma lenta. Bj

      Eliminar
  3. É um mundo que estou a aprender... ofereci à minha mãe um difusor e ela gosta muito! Vou oferecer a mim mesma um também acho!

    O livro ensina como fazer as coisas ou só explica?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ensina. Diz as quantidades e quais deves juntar p as massagens e p os difusores. Bjinho

      Eliminar