Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

"O Despertar de Chtulhu" de Lovecraft e Baranger

Este livro é uma obra prima. Não sendo um género que frequentemente leia, este conto com as fantásticas ilustrações que possui, encheu-me as medidas. Li-o rapidamente porque queria emprestá-lo a um amigo mas tive tempo de sobra para o admirar e, sobretudo, para constatar como o texto e a ilustração se complementam e se relacionam entre si. Fundem-se um no outro como amantes perfeitos.

A história é-nos contada pelo sobrinho-neto de um professor, depois deste ter morrido de forma estranha, que se vê enredado numa aventura macabra sobre uma escultura de baixo relevo de um monstro de cabeça cefalópode, de uma cidade fantasmagórica e vários casos relacionados de pânico, suicídio e mortes. Em causa estão adoradores de uma criatura horrenda, adormecida há muitos anos. Que a fará acordar? Onde se encontra?

Um conto que está espectacularmente bem ilustrado e que faz as delícias visuais do leitor! Recomendo vivamente. Um livro que dá gosto ter na estante para folhear de quando em vez!

Terminado em 19 de Outubro de 2019

Estrelas: 5*

Sinopse
Boston, 1926. Depois da morte, em circunstâncias estranhas, do seu tio-avô, Francis Thurston descobre nos documentos que herdou a existência de uma seita que venera uma criatura inominável, adormecida há milhões de anos. Sacrifícios indescritíveis praticados nas docas do Luisiana, mortes misteriosas em vários locais do globo, artistas assolados pela demência depois de visões nocturnas terríficas e, sobretudo, uma cidade ciclópica que surge do oceano depois de uma tempestade… Pouco a pouco, Thurston descobre que as investigações do seu tio-avô relacionadas com o culto a Cthulhu são mais verdadeiras do que imaginava e que, nas sombras, os seguidores do deus pagão se preparam para o acordar, prontos para trazer a loucura e a destruição ao mundo. Os astros estão alinhados? Estará o fim próximo?

Lovecraft escreveu nos anos 20 do século XX uma das mais famosas histórias da literatura fantástica americana. Cthulhu, o grande ancião que sonha e que espera nas profundezas do abismo do oceano negro, tornar-se-á por si próprio o símbolo de todo o universo criado pelo autor de Providence, e ganha vida nestas páginas ilustradas pelo reconhecido François Baranger. Fascinado desde sempre por esta obra povoada por criaturas que espreitam dos recantos mais sombrios e por Anciães titânicos cujo único olhar é suficiente para nos fazer mergulhar na loucura, François Baranger, ilustrador reconhecido mundialmente pelos seus talentos de concept artist para cinema e videojogos, começou a trabalhar na tarefa «ciclópica» de reproduzir em imagem os principais contos de H. P. Lovecraft.

Cris

2 comentários:

  1. Pela sinopse, este livro não faz o meu género, mas se as ilustrações valerem assim tão a pena, quem sabe se não poderei dar-lhe uma oportunidade um dia, caso o veja por aí. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim, que tb não é o género que mais aprecio, a leitura valeu pela ilustrações espectaculares!foi pena não me ter lembrado de colocar aqui algumas fotos delas... beijinho

      Eliminar