Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

"Mente Ativa, Corpo Feliz" de A. Gonzaga, H. Maia, M. Sobral e T. Santos

Já tenho este livro há algum tempo. De vez em quando vou folheá-lo. Há sempre qualquer pormenor que prende a minha atenção. Confesso que me lembro sempre de uma época em que procurei pela net algum tipo de exercício (físico e mental) que pudesse ocupar um familiar próximo, distrair e "atrasar" marcas que o tempo não perdoa, ou seja, transtornos neuro-cognitivos.

Ter-me-ia dado muito jeito saber que existem livros apropriados a estimular os cérebros envelhecidos pela vida. Está dividido em exercícios para 52 semanas, segundo alguns temas, podendo, claro está, escolher-se os que achamos mais apropriados. 

As autoras são psicólogas clínicas e terapeutas ocupacionais que trabalham num hospital do Porto. O livro está repleto de questionários que nos parecem simples mas que fazem relembrar e treinar a memória, exercícios de lógica, sugestões que levam o indivíduo a fazer movimentos para treinar também a mobilidade e informações que estimulam a aprendizagem e a memorização. 

As soluções encontram-se nas últimas páginas. Achei o livro com bastante cor, imagens e muito variado nos exercícios que contém, o que, parece-me, leva a que seja muito atractivo para quem precise deste género de estímulos.

Deixo-vos algumas fotos exemplificativas do que referi!








Cris

12 comentários:

  1. O exercício mental é extremamente importante. Há algum tempo atrás obtive umas quantas fichas de exercícios que acabei por dar a uma pessoa amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não podemos parar de lwr... ajudar-nos-a mais tarde.

      Eliminar
  2. Bem interessante. Qual a editora? Almerinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pactor, Almerinda. Não é mto conhecida. Deve-se poder encomendar. É muito interessante. Ter-me-ia dado mto jwito com a minha mãe...

      Eliminar
  3. Não conhecia, mas quero muito comprar. Obrigada pela sugestão.

    ResponderEliminar
  4. Na altura gostei muito desta sugestão e pelos vistos pedi/recebi de presente de aniversário. Como considero que estimulação é sempre bem-vinda e quanto mais cedo melhor, iniciei este ano a leitura/prática 🤗

    ResponderEliminar