por ser tão divertido, descobri nele um autor talentoso com uma escrita muito original, irónica, quase cáustica.
O Vício dos Livros é diferente.
É um pequeno livro, de 92 paginas, com belas ilustrações do próprio autor, é um livro sobre livros, poemas, prosas, sobre ler, sobre escrever.
O que pode significar a literatura para uma pessoa ou para um povo: pode ser a liberdade, a salvação, a força para se encontrar, para se reinventar, a fuga, a viagem a amizade, o companheirismo.
É uma história sobre os contadores de histórias, sobre a oralidade como faísca para a leitura vício dos vícios bons!
"Ao contrário de tantos outros vícios, o dos livros é, na verdade, uma virtude. De facto, ter livros não é o mesmo que, por exemplo, ter dinheiro. Ter livros é como ter amigos, ter dinheiro é como ter com que pagar a amigos." (sic)
É um livro sobre o que significou e o que significa a leitura e a escrita na antiguidade e nos dias de hoje, em varias latitudes em várias culturas; sobre as bibliotecas.
"Na biblioteca do faraó Ramsés II estava escrito por cima da porta de entrada: «Casa para terapia da alma.» É o mais antigo mote bibliotecário." (sic)
Um pequeno livro onde quem gosta verdadeiramente de ler como eu gosto se encontra com alguns dos seus próprios pensamentos sobre livros ...eu seguramente encontrei!
Uma leitura enriquecedora, que recomendo.
Marília Gonçalves
PS. Dedico este pequeno texto/opinião à minha amiga Cris de quem me lembrei inúmeras vezes nesta leitura, que tanto tem alimentado a minha voracidade de leitora, e que ama os livros como ninguém!
Beijo Cris!
Muito bem!! :)
ResponderEliminar.
Terás firmeza, que a enfrentarás no tempo
.
Beijo e um excelente semana.
Boas férias para quem for o caso.
Igualmente! 😊
EliminarQue bom vicio o nosso 😊
ResponderEliminarMesmo!😁
EliminarUm vício onde ganhamos tanto!!!
ResponderEliminar