Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

"Ensina-me a Voar Sobre os Telhados" de João Tordo

Gosto de ler João Tordo. Creio que os primeiros livros que li dele foram o Hotel Memória e As Três Vidas, antes de 2010 porque não tenho ainda registo no blogue. Gostei e fiquei fã. 

Mesmo assim, gosto de ler os seus livros com intervalos grandes. Há uma melancolia na sua escrita que se me agarra ao corpo e que me faz ler coisas mais leves depois de ter lido um livro seu. Passeando pelas reviews que fiz anteriormente e que estão no blogue, vejo que a sensação que tive ao ler este livro é algo recorrente.

Algumas partes não constituem nem uma leitura fácil nem fluída para mim, outras há em que voo sobre as suas páginas. Mas no final, tudo faz sentido. Neste "Ensina-me a Voar...", marcado por duas histórias separadas temporalmente, aconteceu algo semelhante. Uma das histórias, a que ocorre no tempo presente, foi lida com muito gosto e rapidamente. A outra, que decorre no Japão, foi-me passando pelas mãos com dificuldade e sem perceber o seu sentido completo. 

Claro que depois elas se juntam e, tendo lido já tantos livros de João Tordo, não deveria ficar espantada com alguns detalhes que mudam e alteram a história... mas fico. E isso é surpreendente para mim. No entanto, sobretudo pela história contada no tempo passado, não achei este o seu melhor livro não deixando, na mesma, de ser bom. Vejam por vocês. 

Terminado em 31 de Julho de 2021

Estrelas: 4*+

Sinopse

Algures entre o sonho e a mais pura realidade, Ensina-me a Voar Sobre os Telhados é um lugar onde um pai e um filho aprendem a amar-se, é um espaço onde se procura aceitar dores antigas e abraçar a fragilidade humana. Um romance que é uma elegia à beleza imperfeita da vida.

Cris

2 comentários: