Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 27 de abril de 2020

"Tóquio Vive Longe da Terra" de Ricardo Adolfo

Andava bastante curiosa com este livro. As opiniões que tinha ouvido sobre ele num grupo de leitura a que pertenço há muito eram muito positivas.

O autor, cujas obras nunca tinha lido, reuniu neste livro algumas crónicas pequenas sobre aspectos da sua vida em Tóquio onde habita com a sua esposa. Devo dizer-vos que nunca visitei o Japão e fiquei realmente curiosa para o fazer. Visitar, nunca viver.

Com todos os aspectos aqui descritos, que para nós ocidentais roçam, no mínimo, o insólito, fiquei curiosa em conhecer mais de perto a cultura e hábitos japoneses. Acredito, também, que uma simples visita tampouco põe a descoberto as características que são descritas aqui deste povo tão peculiar. Daí o título. Quem ler o livro compreende imediatamente que nada poderia estar tão de acordo com o conteúdo deste livro como o título atribuído pelo autor...

Mas, mais do que o seu conteúdo (que me fez rir, franzir as sobrancelhas e sei lá que mais...), o que me encantou sobremaneira foi a forma, a escrita do autor! Tão peculiar que fiquei imediatamente apaixonada por ela. Simples, mas tão original, cheia de ritmo e risos internos que deixa o leitor espantado e agradado ao mesmo tempo. Bate em pontos muitos escritores que já li.

Adorei e recomendo! Conhecem os livros anteriores deste autor?
Para além de possuírem títulos surpreendentes, fiquei curiosa em saber se a escrita tão peculiar e mordaz, se mantém.

Terminado a 25 de Abril de 2020

Estrelas: 6*

Sinopse
Fugi da terra à procura de mundos desconhecidos e novas versões de mim. Do outro lado do mundo dei com uma ilha onde me tornei num alien, shogun da noite, assalariado de dia e amigo de aluguer ao fim de semana. Cada dia mais perdido deixei-me ficar feliz.

Cris

7 comentários:

  1. Comprei e li esse livro em 2015. E peguei nele por causa da capa e do José Tolentino Mendonça :)
    No livro de crónicas O Hipopótamo de Deus (pág. 111) ele fala de uma jovem fotógrafa que põe as pessoas a voar: Natsumi Hayashi. Peguei para confirmar se a foto era dela (era!), li a sinopse, vi a recomendação do ALA e resolvi comprar.
    E fiz bem :))

    Semana saudável, Cris.
    🌻

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria! Que bom quando um livro nos leva a outro, não é? Adoro quando isso acontece! Beijinho

      Eliminar
  2. Ler faz bem ao ego e acalma o coração

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Bom dia, sou sua fã, e gostaria muito de falar consigo por mensagem privada isso será possível. Muito obrigada desde já.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, tenho todo o gosto. Manda mail p cris.delgado1@gmail.com ou uma mensagem no IG (cris.delgado1) ou no FB. Beijinho

      Eliminar
  4. Não conhecia este autor. Do que eu tenho lido e visto em programas sobre o Japão existem, de facto, alguns hábitos e aspectos culturais que nos criam alguma estranheza e alguns passarão despercebidos aos olhos de um simples turista. Gostava, por isso, de ler este livro.

    ResponderEliminar