Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 20 de abril de 2020

"Verity" de Colleen Hoover

As estrelas que atribuo aos livros têm muito a ver com as sensações que me fazem viver e com o ritmo de leitura a que a escrita me obriga. Há livros a que facilmente atribuo 6* porque o seu conteúdo é quase inacreditável, embora verídico,; outros há que as merecem, no meu entender porque possuem uma escrita maravilhosa, algo que gostaríamos de ter escrito ou pelo menos de saber escrever tão bem.

Este não se encaixa em nenhuma destas "categorias" mas merece, sem dúvida alguma, as honrosas 6*! Fez-me largar os outros dois livros cuja leitura estava a gostar e centrar-me apenas nele. Fez-me ler compulsivamente, algo que já estava a ser difícil de conseguir, nestes tempos difíceis e únicos que estamos a passar.

A escrita de Colleen não é novidade para mim. Já li outros livros dela e sempre que acabo um tenho vontade de pegar noutro logo a seguir. É raro fazer isso com qualquer escritor, a não ser que esteja a ler uma saga, porque a tentação de compararmos os dois livros é demasiado tangível e acho que não o devo fazer... Gosto de ir alterando os estilos. Mas com esta autora a vontade permanece.

A sua escrita é simples, nada elaborada, e isso é um dos aspectos que mais aprecio. Depois ela sabe bem imprimir uma urgência no enredo que leva o leitor a ler freneticamente e desejar chegar rapidamente ao final. Acabamos por suspeitar de todos os personagens, a nossa mente não pára de engendrar acontecimentos e explicações macabras para o que poderia ser o final da história.

E é isto. São 6*. Merecidas. Para mim.

Terminado em 16 de Abril de 2020

Estrelas: 6*

Sinopse
Lowen Ashleigh é uma escritora que se debate com grandes dificuldades financeiras, até que aceita uma oferta de trabalho irrecusável: terminar os três últimos volumes da série de sucesso de Verity Crawford, uma autora de renome que ficou incapacitada depois de um terrível acidente.

Para poder entrar na cabeça de Verity e estudar as anotações e ideias reunidas ao longo de anos de trabalho, Lowen aceita o convite de Jeremy Crawford, marido da autora, e muda-se temporariamente para a casa deles. Mas o que ela não esperava encontrar no caótico escritório de "Verity" era a autobiografia inacabada da autora. Ao lê-la, percebe que esta não se destinava a ser partilhada com ninguém. São páginas e páginas de confissões arrepiantes, incluindo as memórias de Verity relativas ao dia da morte da filha.

Lowen decide ocultar de Jeremy a existência do manuscrito, sabendo que o seu conteúdo destroçaria aquele pai, já em tão grande sofrimento. Mas, à medida que os sentimentos de Lowen por Jeremy se intensificam, ela apercebe-se de que talvez seja melhor ele ler as palavras escritas por Verity.

Afinal de contas, por mais dedicado que Jeremy seja à sua mulher doente, uma verdade tão horrenda faria com que fosse impossível ele continuar a amá-la.

Cris

3 comentários:

  1. Mais um livro que nos aconselha. Ao os meus pecados.... !! :)
    -
    Arrepio na mente ...
    -
    Beijos e um excelente semana.
    "Vai ficar tudo bem"

    ResponderEliminar
  2. Mais um livro que decerto nos prende à leitura. Se o aconselha é porque merece a pena
    .
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
  3. Não li o livro, mas todas as opiniões que li sobre o mesmo são muito positivas.

    ResponderEliminar