Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

sexta-feira, 10 de abril de 2020

"A Mais Preciosa Mercadoria" de Jean-Claude Grumberg

Sabem aqueles livros que compramos pela capa? Pois eu sei, eu sou assim... Mas vi este livro algures na net e precisei de lê-lo com urgência! É um livrinho pequenino que pode ser lido por uma faixa etária muito alargada e que nos conta a história de um bebé que não chegou a Auschwitz. A capa é significativa da história em si e esta fábula, foi criada pelo autor com base num acontecimento vivido por si quando criança. Seu avô e seu pai foram levados num dos muitos comboios que se dirigiram para esse campo de concentração e não regressaram. Jean-Claude assistiu à partida de seu pai. É uma história que se lê rapidamente, sobre um pai desesperado que atira um dos seus bebés para fora do vagão ao ver uma mulher a correr junto do comboio. Leva-nos a pensar no seu desespero que sentiu ao fazê-lo, na incógnita que passou a devorar os seus dias já tão difíceis. Mas é um livro que, independentemente dos factos tristes que relata, nos fala de esperança. Simboliza, um pouco, todo o futuro que as crianças que viveram escondidas durante a guerra e se salvaram puderam ter. Para ser lido a crianças e por adultos. 

Terminado em 4 de Abril de 2020

Estrelas: 5* 

Sinopse
Era uma vez um casal de lenhadores muito pobres que vivia numa floresta, por onde passava um comboio de mercadorias. Como estavam em guerra e era inverno, não tinham quase nada para comer. Por isso, a lenhadora sonhava que um dia alguém lhe atiraria uma coisa boa e deliciosa do comboio. Os lenhadores não tinham filhos, o que para ele era um alívio mas, para ela, um grande desgosto.
Era uma vez um casal de judeus que viajava num comboio com dois bebés praticamente recém-nascidos. O pai sabia que não iam para um lugar nada bonito e, ao atravessar a floresta, teve uma ideia bastante insensata...


Vendido em mais de dez países, finalista de uma série de prémios literários, escolhido pelo realizador Michel Hazanavicius para ser em breve um filme de animação, A Mais Preciosa Mercadoria é uma fábula sobre Auschwitz que se inspira num episódio real e não cessa de perturbar e comover leitores em todo o mundo, sobretudo por ter essa rara qualidade de poder ser lida por pessoas de todas as idades. Em França, onde foi originalmente publicado, já se imprimiram mais de 90 000 exemplares.

Cris

3 comentários:

  1. Ler faz bem ao ego, acalma a alma, e sossega o coração. A leitura é sempre uma agradável terapia para os momentos mais solitários
    .
    Dento dos condicionalismos conhecidos,
    desejo-vos uma doce e feliz Páscoa
    extensivo a familiares e amigos

    ResponderEliminar
  2. Pode sim, ser um livro muito interessante! :)
    -
    Pode um coração ser pequeno e tão grande
    -
    Beijo e uma excelente Sexta - Feira Santa

    ResponderEliminar
  3. Como referi anteriormente, gostaria muito de ler este livro.

    ResponderEliminar