Independentemente da época em que vivemos, em que qualquer conversa escutada dirige-se para o mesmo assunto, já era habitual ouvir nos media o número de mortes verificado por este ou aquele acidente. Agora ainda mais. Pensamos que as crianças não entendem, que não ouvem. Sabemos bem que não é assim, tanto mais que somos surpreendidos por muitas situações em que eles questionam e nos interrogam sobre este e outros temas.
Falar sim, mas falar com sabedoria e atendendo à sua idade e conhecimento. Com verdade e com honestidade. Com palavras que eles entendam e sobre as diferentes perspectivas, inclusivé religiosas.
Há uma pequena nota introdutória dirigida a pais e educadores que esclarece o pretendido com este livro.
A Maria tem 9 anos e sua avó acaba de morrer. E é com este acontecimento que é explicado como a morte é entendida nas diversas culturas. Alguns conselhos e recomendações aos pais e familiares de crianças consoante as suas idades, alguns testemunhos de crianças e depoimentos de especialistas, acompanham este livro.
A meu ver é mais um livro para os educadores que para as crianças, pelo menos a segunda parte. Como agir, como falar consoante a idade da criança, o que dizer.
Cris
Olá:- Acredito que seja um livro interessante. Mas...certamente que não é fácil explicar/ensinar uma criança o que é a morte. E será que a criança entende a profundidade da palavra: MORTE?
ResponderEliminar.
Deixando um voto de esperança.
RIK depende da idade e de como lhe é explicada. Nao sou de todo perita no assunto por isso achei interessante partilhar este livro... bjs
EliminarClaro cris
EliminarNão quis criticar. Longe disso. Tem o meu aplauso pela iniciativa.
Cumprimentos
Não entendi como crítica, apenas troca de opiniões, como gosto. Obgda pelas visitas!
EliminarEnsinar uma criança não é fácil, duas é difícil e muito mais. Mas ler para elas não custa nada, custa é coloca-los concentrados! :)
ResponderEliminar-
A esperança constrói-se devagar...
-
Beijos e um excelente dia!
Talvez falar sobre esse assunto qdo ela perguntarem. Parece-me uma boa ideia estar preparado para isso. Bjs
EliminarUm livro bastante interessante, porque este é um tema muito complexo e não deve ser fácil explicar a uma criança. Não sei como é que um dia vou explicar ao meu filho.
ResponderEliminarOs adultos nem sempre sabem como explicar determinados assuntos às crianças, pelo que este livro poderá ser uma grande ajuda.
ResponderEliminar