Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

terça-feira, 21 de abril de 2020

"Anne das Empenas Verdes" de L.M. Montgomery

É por livros destes que adoro ler! Podia acabar este post aqui mesmo. Teria dito, não tudo, mas o essencial. E, neste caso, o essencial é só mesmo visível com o coração. E é verdadeiramente apaixonada por esta menina que vos conto mais um bocadinho do que senti com esta leitura...

Primeiro  e antes de falar desta personagem tão apaixonante, quero parabenizar a imaginação desta autora. A foto de L.M.Montgomery que consta na badana deste livro não traduz de modo algum o (presumível) caracter de alguém com uma imaginação tão fértil e sublime. Posso dizer, com a certeza de quem se apaixonou à primeira vista mas que manteve a paixão durante toda a leitura, que é a personagem que me vai acompanhar para a vida toda. Agora, quando me perguntarem qual a personagem de um livro que me marcou, já sei o que responder: Anne Shirley, ou mais conhecida por Anne das Empenas Verdes.

Anne é uma menina de 10/11 anos, algo desastrada, muito faladora, com uma imaginação efervescente, irrequieta física e psicologicamente, esperta e inteligente. Órfã, é adotada por Marilla e Matthew, que embora com feitios completamente diferentes, apaixonam-se por essa menina que veio iluminar os seus dias. Para Anne a vida é para viver ao máximo: as alegrias e as tristezas são vividas ao extremo. 

Este livro fez (creio que sentirão o mesmo!) as minhas delícias.

Tenho de ver a série da Netflix, que se baseia nesta história e que já vai na terceira temporada. Ao que parece a autora terá escrito mais livros acompanhando a vida de Anne. Não há tradução para português... :(

Não tenho mais palavras para vos recomendar este livro. Foi uma oferta de Natal. Natal pode ser todos os dias, ou não?

Terminado em 25 de Janeiro de 2020
[Por um problema técnico, ficou retida a sua publicação. Só agora me dei conta.]

Estrelas: 6* (simplesmente maravilhoso!)

Sinopse
Lucy Maud Montgomery nasceu no Canada, na Ilha Prince Edward, em 1874. Depois da morte da mãe, ocorrida quando tinha apenas dois anos, foi criada pelos avós maternos. Registos biográficos sugerem que era uma criança solitária e que teve uma educação rigorosa.
Mais tarde trabalhou vários anos como professora antes de se aventurar no jornalismo e, finalmente, na escrita de ficção.
Quando em 1905 terminou Anne das Empenas Verdes, Lucy Montgomery teve bastante dificuldade em encontrar uma editora interessada no livro. Só em 1908 a autora conseguiu finalmente ver publicado na Company of Boston o primeiro e aquele que viria a ser o seu mais famoso livro.
Ao criar a personagem de Anne, Lucy Montgomery deu ao mundo da ficção clássica uma das suas mais importantes heroínas.

Cris

4 comentários:

  1. Não sei se a minha irmã já o leu.ela devora tudo :)
    Bjs
    Boa semana

    ResponderEliminar
  2. É tão bom quando um livros nos toca dessa maneira. E, sim, o Natal é quando o Homem quiser :)

    ResponderEliminar