Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

"António Variações, uma Biografia" de Bruno Horta e Helena Soares

Na minha geração não há ninguém que não saiba quem foi António Variações. E no entanto, para muitos de nós, ele foi apenas a música que todos conhecemos de tão original que é e o tipo excêntrico e incompreendido que morreu com a doença da época que poucos conheciam, a sida.

Fiquei a conhecê-lo um pouco mais e foi com prazer que acompanhei esta leitura com as suas músicas tão sui generis e tão facilmente reconhecíveis. É algo que gosto de fazer enquanto decorre a leitura de uma biografia de um músico: ouvir as suas músicas quando estão a ser referidas no livro. 

Para quem se resguardou bastante durante a vida, Variações é posto aqui a nu de uma forma honesta, sem ser intrusiva mas dando a conhecer a sua personalidade, a sua vida e as dificuldades que conheceu e enfrentou durante a sua curta vida. A sua originalidade como forma de combater a sua timidez. 

Gostei muito desta leitura, de ficar a conhecer um pouco melhor alguém que ficou mais conhecido após a sua morte. Um homem com uma voz reconhecível ainda hoje. 

E que dizer da parte gráfica deste livro e das ilustrações que possui? Um must! Parabéns Helena! O seu trabalho está magnífico.

Terminado em 13 de Dezembro de 2020

Estrelas: 6*

Sinopse

António Variações foi fugaz como um cometa. Mas à medida que o tempo passa, mais viva se torna a lenda. Diz-se que António Variações era um artista à frente do seu tempo. Que era talvez demasiado moderno para um Portugal ainda tão cinzento e conservador, um país cujas aldeias perdidas no interior tinham parado no tempo e não tinham espaço para espíritos inquietos como o de António Joaquim Rodrigues Ribeiro.

Cris

4 comentários:

  1. Certamente, uma boa biografia para se ler.

    ResponderEliminar
  2. Aqui está um livro que vou procurar comprar pois tenho muita curiosidade em ler.
    .

    Deixo com amizade votos de um SANTO E FELIZ NATAL
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
  3. Será um livro interessante, certamente! :))
    Gostaria de vos desejar um feliz Natal pessoalmente. Não o podendo fazer, resta-me desejar-vos muita saúde. Um Natal tranquilo sem sobressaltos...extensivo aos vossos familiares e amigos. Que todos tenhamos a noção de que o perigo nos prossegue e espreita em cada esquina. Voltarei dia 27.

    .
    É OUTRA VEZ NATAL...
    .
    Beijo. Uma excelente semana, e Boa Festas.

    ResponderEliminar