Na minha geração não há ninguém que não saiba quem foi António Variações. E no entanto, para muitos de nós, ele foi apenas a música que todos conhecemos de tão original que é e o tipo excêntrico e incompreendido que morreu com a doença da época que poucos conheciam, a sida.
Fiquei a conhecê-lo um pouco mais e foi com prazer que acompanhei esta leitura com as suas músicas tão sui generis e tão facilmente reconhecíveis. É algo que gosto de fazer enquanto decorre a leitura de uma biografia de um músico: ouvir as suas músicas quando estão a ser referidas no livro.
Para quem se resguardou bastante durante a vida, Variações é posto aqui a nu de uma forma honesta, sem ser intrusiva mas dando a conhecer a sua personalidade, a sua vida e as dificuldades que conheceu e enfrentou durante a sua curta vida. A sua originalidade como forma de combater a sua timidez.
Gostei muito desta leitura, de ficar a conhecer um pouco melhor alguém que ficou mais conhecido após a sua morte. Um homem com uma voz reconhecível ainda hoje.
E que dizer da parte gráfica deste livro e das ilustrações que possui? Um must! Parabéns Helena! O seu trabalho está magnífico.
Terminado em 13 de Dezembro de 2020
Estrelas: 6*
Sinopse
António Variações foi fugaz como um cometa. Mas à medida que o tempo passa, mais viva se torna a lenda. Diz-se que António Variações era um artista à frente do seu tempo. Que era talvez demasiado moderno para um Portugal ainda tão cinzento e conservador, um país cujas aldeias perdidas no interior tinham parado no tempo e não tinham espaço para espíritos inquietos como o de António Joaquim Rodrigues Ribeiro.
Cris
Certamente, uma boa biografia para se ler.
ResponderEliminarAqui está um livro que vou procurar comprar pois tenho muita curiosidade em ler.
ResponderEliminar.
Deixo com amizade votos de um SANTO E FELIZ NATAL
Cumprimentos poéticos
Será um livro interessante, certamente! :))
ResponderEliminarGostaria de vos desejar um feliz Natal pessoalmente. Não o podendo fazer, resta-me desejar-vos muita saúde. Um Natal tranquilo sem sobressaltos...extensivo aos vossos familiares e amigos. Que todos tenhamos a noção de que o perigo nos prossegue e espreita em cada esquina. Voltarei dia 27.
.
É OUTRA VEZ NATAL...
.
Beijo. Uma excelente semana, e Boa Festas.
Boas Festas, Cidália!
Eliminar