Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

"A Dádiva da Costureira de Paris" de Fiona Valpy

Se me canso de ler sobre este tema? Não. É claro que tento intercalar livros sobre o Holocausto porque, quer sejam baseados em histórias verídicas ou numa realidade  ficcionada, não podem tratar com ligeireza este horror da História porque seria ultrajante se assim fosse.

Este livro conquistou-me devagar, conforme ia avançando na sua leitura. Denota uma pesquisa séria, embora seja uma história de ficção, sobre o papel da Resistência Francesa na luta contra o poder de Hitler e, mais concretamente, sobre o papel das mulheres nessa luta. 

As personagens principais, nos dois espaços temporais relatados onde o leitor circula (1940 e anos seguintes e 1916/17), são mulheres possuidoras de muita garra mas com as fragilidades que por um lado a guerra, a insegurança, o medo e a fome trazem e por outro as marcas que as heranças familiares deixam. 

Vai ser uma foto de três raparigas em Paris, nos anos da invasão hitleriana, entre as quais a avó de Harriet, que vai fazer a ponte com o passado desta e o seu presente. Ao tentar desvendar a vida de sua avó, Harriet conhece as suas raízes e as causas da sua angústia e solidão. Um mergulho no passado que vai fazer todo o sentido e fá-la repensar até que ponto vai deixar que a herança da guerra a influencie como influenciou a sua mãe.

Um livro que aconselho vivamente caso sejam amantes deste tema, como sou!

Terminado em 7 de Dezembro de 2020

Estrelas: 5*

Sinopse

Harriet chega a Paris com pouco mais do que os seus sonhos e uma fotografia antiga. O destino leva-a à Rue Cardinale, ao mesmo prédio onde a sua avó Claire vivera e trabalhara décadas antes. Ansiosa por saber mais sobre o seu passado, Harriet procura pistas sobre a vida da avó, mas o que descobre é uma história muito mais negra e dolorosa do que alguma vez imaginara. 

Em 1940, três costureiras tentam sobreviver numa Paris ocupada pelos nazis, uma cidade onde tudo parece faltar. Enquanto Claire se envolve com um oficial do Exército Alemão, Mireille ajuda a Resistência, participando em missões cada vez mais arriscadas, e a enigmática Vivienne desempenha um papel que não pode revelar às suas companheiras. À medida que se enredam mais profundamente em atividades clandestinas, o cerco aperta-se em torno destas três mulheres, e os segredos que guardam ameaçam não só a amizade que as une como também as suas vidas. As escolhas difíceis que são obrigadas a fazer acabarão por determinar o seu futuro e o das gerações vindouras.

Cris

3 comentários: