Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

"O Bisavô" de Maria João Lopo de Carvalho

Sobre este livro recaiu a nossa escolha para a "leitura em prestações" deste mês. Acho que ainda não vos falei deste grupo de leitura a que tenho a sorte de pertencer. Somos um grupo de amigas livrólicas que escolhe um livro, de preferência um "tijolo",  para ler por volta de 30 pág. por dia. E assim um livro gordo vai sendo lido, entre comentários comentados e falatório sobre outras coisas também... 

Às vezes a escolha não é fácil. Somos seis e, ora uma já leu, ora é outra... Desta vez o consenso foi relativamente fácil. Era um livro com muitas páginas que dava para durante muitos dias do mês, de uma autora portuguesa que algumas já tinham lido e gostado.

Foi uma leitura muito boa. O livro fala-nos da história da família da autora, sobretudo do seu bisavô, Manuel Caroça. Supostamente a história começa com um envelope, sem nada lá dentro, endereçado por seu bisavô a uma bisneta (a própria autora) que ainda não possuía. Tenho curiosidade em saber se isto se tratou de um pretexto inventado pela Maria João para dar uma directiva ao livro, ou se terá sido real...

Com uma escrita escorreita e atrativa, Maia João soube cativar-nos a todas logo desde o início. Entra-se muito bem na história, com os episódios familiares do irrequieto Manuel, e que mostrava já uma vontade louca de sair da sua terra, a Guarda, e ir viver para outro lado, contrariando os desejos de seu pai que, sendo o filho mais velho, o queria a cuidar das terras e negócios familiares. 

Paralelamente, este livro é uma lição de História, dada com mestria e sem enfado algum. Acompanha Portugal e o mundo em geral e damo-nos conta dos problemas e acontecimentos mais marcantes entre 1887 e 1931. São tantos os lugares físicos que reconhecemos, tantos os acontecimentos que marcaram a nossa História! 

Tudo contado com mestria, mantendo o interesse do leitor, com uma pitada de humor face aos costumes da época que recordamos das histórias das nossas avós e outros familiares. Muito bom. Um livro de 800 páginas que não pesa!

Terminado em 23 de Dezembro de 2020

Estrelas: 5 *

Sinopse

Talvez por culpa da mãe, Cândida Patrício, o jovem Manoel Caroça fez-se um sonhador. A pesada e granítica cidade da Guarda já não lhe bastava, nem o vale rochoso onde o pai imperava. Queria conhecer mundo. E o mundo era Lisboa, era Paris, eram as Colónias onde enriqueciam os portugueses…

O Bisavô é a biografia romanceada de Manoel Caroça, o bisavô da autora. Através dele acompanhamos a saga de três gerações de uma família beirã, desde o fim do século xix até às vésperas da Guerra Civil Espanhola. Anos abalados pela queda da Monarquia, pela Grande Guerra, pela devastação da tuberculose e da pneumónica, pela grande depressão. 

História até hoje inédita, surge agora rigorosamente reconstruída graças às memórias ainda vívidas de uma descendência vasta, bem como às cartas, retratos e documentos desenterrados dos baús que foram sobrevivendo aos sótãos por onde passaram… 

E ironicamente, ao escrever a sua obra mais íntima até à data, a autora de Marquesa de Alorna oferece-nos um impressionante fresco do nosso país – a saga desta família é o retrato de Portugal.

Cris

4 comentários:

  1. Adorei a publicação!! :)
    .
    Nesta época, de amargo, e doce sentimento
    .
    Beijo. Abraço, e continuação de Boas Festas, com muita saúde.

    ResponderEliminar
  2. Fiquei muito curiosa com este livro.

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Que interessante deve ter sido M.Joao fazer esta pesquisa! Beijinho

      Eliminar