Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

"A Pequena Farmácia Literária" de Elena Molini

Sabem aqueles livros fofinhos que, mesmo antes de os lerem, sabem de antemão que vão gostar? Este é um deles. Com uma escrita fluída, divertido e sério ao mesmo tempo, este livro é um doce. 

O título e a capa. Comecemos por aqui. Que leitor não gosta de um livro que fale de livros? É bom que tenham papel e lápis na mão para acrescentarem à vossa wish list alguns livritos... Aliás nas últimas páginas há uma série de sugestões relacionadas com estados de alma que estejamos a sentir que fizeram aumentar consideravelmente os livros que tenho de ler "com urgência"! 

Mas vamos à história! Blu é uma mulher de 30 anos que se encontra numa fase financeira bastante crítica. A livraria que possui não está a ter o sucesso que esperava e as contas por pagar acumulam-se. Por uma série de acontecimentos misteriosos (preciso de falar com alguém sobre eles!!!), Blu tem uma ideia brilhante que a vai colocar no topo da fama: resolve fazer uma espécie de biblioterapia aconselhando um livro para um determinado estado de alma sentido por quem o vai ler. 

Um livro leve, divertido com alguns mistérios por resolver, que vai fazer as delícias dos amantes de livros. Fiquei com muita vontade de fazer uma lista de alguns livros aconselhados por Blu, que ainda não li, e desafiar-me a lê-los em 2021! Vou pensar nisso.

Terminado em 29 de Novembro de 2020

Estrelas: 5*

Sinopse

Há uma livreira que prescreve remédios literários para cada estado de espírito. Chama-se Blu e esta é a sua história. 

Por vezes, o comboio dos sonhos passa antes de conseguirmos chegar à estação. Temos, então, duas hipóteses: ficar a vê-lo partir para sempre ou percorrer a linha a pé e continuar a perseguir os nossos desejos. É o que decide fazer Blu Rocchini, que vive em Florença com outras três raparigas, todas mais ou menos a braços com uma vida sentimental complicada. 

Blu tem um sonho: trabalhar no mundo dos livros. Foi o que tentou fazer durante uma breve experiência numa editora especializada e, também, numa grande cadeia de livrarias. A decisão chegaria depois: abrir a sua própria livraria. Mas a vida é difícil numa pequena livraria independente... até que Blu tem uma intuição: transformar os livros em «remédios», com indicações terapêuticas, posologia e tudo, para curar a alma das pessoas. É assim que nasce a Pequena Farmácia Literária, que, imediatamente, se revela um enorme sucesso. Pena é Blu ter agora outra coisa na cabeça: como reencontrar o maravilhoso rapaz que parece ter saído das páginas de O Grande Gatsby e com quem passou uma noite inesquecível? 

Numa divertidíssima comédia com um final surpreendente, Blu irá descobrir que os sonhos, por vezes, estão muito mais perto do que se possa imaginar. Basta saber reconhecê-los.

Cris

6 comentários: