Este livro é um não ficção, fala-nos de Mulheres. Num tom intimista, Isabel Allende, tal como nos habituou noutras obras, abre a porta do seu coração, da sua vida e da da sua alma para nos falar de como desde pequena sempre se sentiu diferente, avançada nas suas ideias feministas mais do que seria próprio para uma menina nessa altura e no país onde viveu cerca de trinta anos, o Chile.
Suponho que não seja fácil deixar entrar desconhecidos no nosso mundo. Mas na escrita de Isabel Allende não falta honestidade. E creio que é isso que cativa o leitor. Este livro não é um romance e, no entanto, lê-se tão bem. A autora fala da sua vida, de como esteve sempre ligada a ideias feministas, das protagonistas dos seus livros, deambulando sobre temas variadíssimos, desde o amor, a paixão e a violência, sempre no prisma da igualdade das mulheres e nos seus direitos.
E são tantas as mulheres mencionadas aqui, que se cruzaram na vida da autora, que desconhecemos por completo e que fazem tanto por este mundo fora! Olga Murray é uma delas. Fiquei impressionada pela vitalidade desta jovem senhora de mais de 90 anos e do que ela consegue fazer em prol dos outros! Pesquisem sobre ela na net.
Um livro a ler, sem dúvida alguma. Carregado de significado, de partilhas onde a principal protagonista é a Mulher. Fabuloso!
Terminado a 30 de Novembro de 2020
Estrelas: 6*
Sinopse
A discussão em torno da igualdade de género tem vindo a ganhar importância nos dias de hoje. Para Isabel Allende, essa é uma luta que a acompanha desde a infância, quando não compreendia porque certos comportamentos lhe estavam interditos por ser mulher, e na qual continua a estar profundamente comprometida, defendendo que o patriarcado seja permanentemente erradicado, em favor de uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva.
Mulheres da Minha Alma é um importante testemunho da autora em torno da causa do feminismo, a partir de exemplos da sua vida pessoal e da reflexão sobre os acontecimentos que vão tendo lugar no mundo. Com o seu exemplo, e através da partilha da sua experiência de vida, com a escrita bem-humorada e preciosa tão do agrado dos leitores portugueses, Isabel Allende traz uma obra obrigatória para todos aqueles que sonham com um mundo melhor.
Cris
Eu devo ter cerca de 10 livros da autora, mas nenhum é dos mais recentes. Tenho que me actualizar :)
ResponderEliminar