Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

"Mulheres da Minha Alma" de Isabel Allende

Comecei 2020 a ler "Longa Pétala de Mar" (opinião aqui) e, sem querer, uma das minhas últimas leituras deste ano é o "Mulheres da Minha Alma". Gosto muito desta autora. Nos seus (nossos!) romances, a ficção casa na perfeição com acontecimentos verídicos, vivenciados por si, numa vida que nada teve de monótona.

Este livro é um não ficção, fala-nos de Mulheres. Num tom intimista, Isabel Allende, tal como nos habituou noutras obras, abre a porta do seu coração, da sua vida e da da sua alma para nos falar de como desde pequena sempre se sentiu diferente, avançada nas suas ideias feministas mais do que seria próprio para uma menina nessa altura e no país onde viveu cerca de trinta anos, o Chile.

Suponho que não seja fácil deixar entrar desconhecidos no nosso mundo. Mas na escrita de Isabel Allende não falta honestidade. E creio que é isso que cativa o leitor. Este livro não é um romance e, no entanto, lê-se tão bem. A autora fala da sua vida, de como esteve sempre ligada a ideias feministas, das protagonistas dos seus livros, deambulando sobre temas variadíssimos, desde o amor, a paixão e a violência, sempre no prisma da igualdade das mulheres e nos seus direitos.

E são tantas as mulheres mencionadas aqui, que se cruzaram na vida da autora, que desconhecemos por completo e que fazem tanto por este mundo fora! Olga Murray é uma delas. Fiquei impressionada pela vitalidade desta jovem senhora de mais de 90 anos e do que ela consegue fazer em prol dos outros! Pesquisem sobre ela na net.

Um livro a ler, sem dúvida alguma. Carregado de significado, de partilhas onde a principal protagonista é a Mulher. Fabuloso!

Terminado a 30 de Novembro de 2020

Estrelas: 6*

Sinopse

A discussão em torno da igualdade de género tem vindo a ganhar importância nos dias de hoje. Para Isabel Allende, essa é uma luta que a acompanha desde a infância, quando não compreendia porque certos comportamentos lhe estavam interditos por ser mulher, e na qual continua a estar profundamente comprometida, defendendo que o patriarcado seja permanentemente erradicado, em favor de uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva.

Mulheres da Minha Alma é um importante testemunho da autora em torno da causa do feminismo, a partir de exemplos da sua vida pessoal e da reflexão sobre os acontecimentos que vão tendo lugar no mundo. Com o seu exemplo, e através da partilha da sua experiência de vida, com a escrita bem-humorada e preciosa tão do agrado dos leitores portugueses, Isabel Allende traz uma obra obrigatória para todos aqueles que sonham com um mundo melhor.

Cris

1 comentário:

  1. Eu devo ter cerca de 10 livros da autora, mas nenhum é dos mais recentes. Tenho que me actualizar :)

    ResponderEliminar