Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

"As lágrimas de Lúcifer" de James Thompson

Edição/reimpressão:2013
Páginas:296
Editor:Porto Editora
ISBN:978-972-0-04379-5
Coleção:ALTA TENSÃO
Idioma:Português


Fiz questão de ler o primeiro livro deste autor (Anjos na Neve) porque sendo o personagem principal o mesmo pareceu-me que faria todo o sentido. Fiz bem. Não é que o autor não tivesse todo o cuidado em explicar certos acontecimentos anteriores mas creio que se lê com outra perspectiva sabendo um pouco mais do Inspector Vaara e do seu passado.

É impossível não gostar do inspector. Ele apresenta uma série de contradições ao nível das suas atitudes que nos fazem sentir próximas deste personagem. Humano mas, ao mesmo tempo, imprevisível. Duro. Defende o que considera correcto e não se deixa tentar pelas soluções mais fáceis mas, por outro lado, perdoa erros e fraquezas a quem lhe toca no coração. Um pouco como todos nós!

Notei neste livro o mesmo cuidado do autor em não ficar apenas pelo policial em si. Questões como a xenofobia, a participação da Finlândia na Segunda Guerra Mundial ao lado dos alemães, enriquecem esta obra e fizeram as minhas delícias. O passado de maus tratos de várias personagens e as suas implicações no seus comportamentos futuros está também reflectido na caracterização dos personagens. O passado no presente.

Gostei ainda mais que o livro anterior. Pareceu-me mais detalhado e com assuntos mais abrangentes. uma escrita mais segura. Recomendo.

Terminado a 3 de Dezembro de 2013

Estrelas: 5*

Sinopse

Uma morte brutal.
O segredo mais obscuro de um país.
Um detetive levado ao limite.
Um ano após o caso Sufia Elmi, o inspetor Kari Vaara regressa a contragosto a Helsínquia, numa tentativa desesperada para conseguir ultrapassar as insónias e os fantasmas que persistem em persegui-lo.
Ao serviço da Brigada de Homicídios de Helsínquia, Kari terá nas suas mãos os dois casos mais mediáticos do momento: o brutal homicídio da mulher dissoluta de um homem de negócios russo e o estranho envolvimento em crimes de guerra de um herói nacional da Segunda Guerra Mundial, já nonagenário, cujos contornos políticos estão na iminência de provocar um incidente diplomático entre a Finlândia e a Alemanha.
Assombrado pelo passado, serão as circunstâncias do presente que o farão descobrir a verdade e as respostas que tanto procura.

Sem comentários:

Enviar um comentário