Este é o primeiro livro de uma trilogia que quero acabar de ler mal saia em Portugal. Conta-nos um pouco da vida de Tora, resultado de uma paixão entre uma mulher noroeguesa e um soldado alemão, quando da ocupação da Noroega pela Alemanha, na Segunda Guerra. Tora é uma "filha da vergonha" e sem saber bem quem foi o pai sente o ódio, o rancor da população em geral. Para além disso, suporta estoicamente as investidas de um padrasto alcoólico, agressivo e constantemente desempregado e uma mãe ausente, permanentemente a trabalhar para ganhar o sustento da família. É nos sonhos que se refugia e é numa fuga para um lugar bem longe da sua aldeia natal que focaliza a sua atenção e sentidos.
A escrita desta autora é muito forte, bela, rude e delicada, ao mesmo tempo. É pelos olhos desta menina que palavras como "perigo" e "ele" surgem a cada passo na narrativa, insinuando comportamentos da parte do padrasto que não acreditamos serem reais. E voltamos atrás e relemos. Será possível? É! As insinuações do que está para acontecer surgem de mansinho, com palavras serenas até que o horror se instala de facto.
Com personagens psicologicamente fortes e densamente construídos, esta obra, prima pela diversidade de situações que poderiam ter sido reais e que nos revelam, um pouco, da história da Noruega.
Um livro nada fácil de se ler pois é preciso ler um pouco nas entrelinhas mas muito bom. Mesmo! Recomendo!
Terminado em 28 de Dezembro de 2013
Estrelas: 5*
Sinopse
A Casa com Alpendre de Vidro Cego conta, com a simplicidade característica da melhor literatura nórdica, a vida de Tora, uma menina nascida da relação de uma norueguesa com um soldado alemão durante a Ocupação, numa aldeia do Norte da Noruega.
Tora carrega o estigma da desonra que a torna alvo do escárnio dos vizinhos, mas é no lar que terá de enfrentar as investidas do perigo, sofrendo com a ausência da mãe, Ingrid, que tem de sustentar a família, e com os abusos do padrasto, Henrik, um homem violento. Apesar deste ambiente de pobreza e de miséria moral, Tora tem as ilusões próprias de uma menina da sua idade e desenvolve armas para lutar contra as adversidades.
A Casa com Alpendre de Vidro Cego é o primeiro título da trilogia de Tora que nos deixará, a todos, na expectativa de saber como será a vida da menina-coragem.
Sem comentários:
Enviar um comentário