Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

terça-feira, 16 de março de 2021

"Sobre a Leitura" de Marcel Proust

Oferta de anos, inesperada, com direito a leitura imediata. Peguei nele porque é realmente pequeno este livro e mais parece um conto. 

Sei que é um lugar comum dizer isto mas é assim mesmo... não foi uma leitura para mim, de momento, nem sei se o será num amanhã próximo. O título diz quase tudo mas achei difícil acompanhar as divagações do autor e, agora, passado que foram alguns dias não tenho lembranças que cheguem para poder comentar muito mais que isto. Não me marcou mas sei que leituras destas não são as minhas preferidas nos dias de hoje. Quero algo que me agarre, que me prenda.

Trata-se de considerações sobre a leitura, algumas bonitas e com muito sentido. Outras não as senti e li sem grande atenção. Talvez mais tarde, um dia. Fica na estante para pegar nele quando estiver na "mood" certa.

Terminado em 27 de Fevereiro de 2021

Estrelas: 4*-

Sinopse 

Ler era, para Proust, mais do que a procura de conhecimento, uma atividade espiritual, um meio de se transformar e transcender. Ao lermos os grandes romances, afirma, entramos em contacto com ideias fantásticas e as mentes mais inspiradoras do mundo.

Cris

4 comentários:

  1. Eu costumo gostar de ler livros sobre livros, mas este nunca li, nada posso dizer.
    Do Proust apenas li os dois primeiros livros da Recherche... não sei se comprarei e lerei os restantes, tenho outras prioridades.

    Cris, será que somos do mesmo signo?
    Será?
    Beijinho e boas leituras!
    🐠🐠

    ResponderEliminar