Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 22 de março de 2021

"O Sítio do Lugar Nenhum" de Norberto Morais

Gosto tanto quando um livro me vai surpreendendo no decorrer da leitura e quando, depois de mundos e fundos, não deixa nada solto, tudo se encaixa. Sei que este livro demorou alguns anos a estar pronto e não me admiro. Escrita cuidada, sem ser pretenciosa. Tudo foi pensado ao pormenor ou, pelo menos, com extrema atenção. Porque seria fácil deixar pontas soltas, esquecer alguns detalhes, tal a riqueza de personagens e lugares aqui descritos.

Mas voltemos ao início, se é que é possível ordenar as ideias logo depois de ter terminado. Escrevo a quente, portanto. Como gosto. Uma parceira do crime recomendou-mo. Aliás, recomendou os outros livros do autor. Mas, já sabem como é... as vontades vão sendo muitas e vão ficando esquecidas!

Então, primeiro, quero elogiar a escrita do autor. Ela e a trama imaginada formam um casal perfeito. Tudo encaixa nos seus devidos lugares sem nunca deixar de surpreender pela riqueza, ora de uma, ora de outra. Os personagens com as suas peculiaridades e seus nomes diferentes, imaginativos, são de uma complexidade humana que fiquei a admirar. Parecem reais e, ao mesmo tempo, não. E os lugares, os povoados e cidades de uma país que pensamos reconhecer mas que não existe. Fantástico!

Gostei muito dos trocadilhos, da forma como o autor brinca com as palavras, de como no meio do nada nos damos conta que elas passam a rimar, de como somos "obrigados" a voltar atrás e a ler em voz alta porque o que estamos a ler é bonito demais para ficar cá dentro, sem voz.

Gostei de ter sido surpreendida com o tempo da acção (quem já leu sabe do que falo) e de como aprendi a deixar ir os personagens, a dizer adeus a tantos que ficaram cá dentro por serem especiais.

Criar personagens assim não é para todos. Criar um mundo inventado que nos parece plausível também não.  Parabéns Norberto! Fiquei fã!

Terminado em 10 de Março de 2021

Estrelas: 6*

Sinopse

Um homem pendurado pelos pés no centro da praça. Um jovem que trai a família no dia do casamento. Uma menina sem história que só conhece uma palavra. Um país em êxodo no rasto da fortuna. Um menino órfão como promessa de eternidade. Uma luta armada no coração da montanha. Um homem capaz de transformar vícios em ouro. Um amor destinado desde o princípio dos tempos. Uma velha que aguarda o noivo enforcado. Um grupo de viajantes que se perde para sempre. Um batoteiro que se regenera por apego a uma criança. Uma prostituta que ensina rapazes a amar. Um jornalista à procura da história perfeita. Um escravo cego que encanta ao piano. Uma carrinha azul e o seu enorme chofer. Um amor impossível entre dois homens. Um cigano que rouba uma menina da vida. Uma ilha de loucos no meio do oceano. Um velho que dá saltos mortais para espantar a morte. Um padre que vende a alma ao Diabo por uma noite de amor. Uma história esquecida no meio do nada... Um sítio perdido em lugar nenhum.

Cris

1 comentário: