Continuamos com o tema dos fermentados com este livro que, como diz na capa, nos ensina a fazer alimentos vivos.
Os fermentados têm inúmeros micro-organismos vivos que trazem muitos benefícios para a nossa saúde e há muitos fermentados, além dos pickles, que nem pensamos que o são. Assim, temos o iogurte, o queijo, o vinho, a cerveja, o pão (quando feito com fermento natural ou massa mãe), entre outros.
A receita escolhida é feita com aproveitamentos dessa massa mãe que sempre sobra quando fazemos pão com massa mãe ou massa velha.
Era assim que antigamente se fazia o pão. Não havia frigoríficos nem dinheiro pra comprar pão para famílias numerosas e havia que fazer pão usando métodos naturais de levedação. Fazia-se um pão apenas com 3 ingredientes - farinha, água e sal - e guardava-se um pouco da massa para fermentar e fazer o pão seguinte.
Nesta receita aproveitam-se restos de massa mãe e restos de legumes ou qualquer cereal cozinhado que nos sobre de uma refeição
Mas pode ser perfeitamente adaptada a ingredientes propositadamente usados para o efeito.
Nesse caso usaremos só farinha normal e legumes cozidos ou crus mas ralados.
Nesta experiência, além das sobras da massa velha usamos cenoura e nabo ralado e coentros.
A receita é longa, parece complicada, mas não é. É apenas muito detalhada, para que nada falhe.
São umas simples panquecas com legumes, uma forma diferente e gostosa de fazer panquecas (que costumam ser sempre doces), e muito boa para uma refeição ligeira ou até refeição principal se acompanhada com uma boa salada.
Palmira e Cris
Uma publicação formidável e interessante!! :))
ResponderEliminar-
Vagueio em sonhos singelos
-
Beijos e uma excelente tarde. :)