Que dizer de uma leitura a que atribuí 6*? Com um personagem chave, o Dr. Garcia, a autora cria uma verdadeira teia de uma história que mescla acontecimentos da História de Espanha e Argentina e que abarca uma época temporal muito lata (desde 1936 a 1976).
A Guerra Civil Espanhola, a II Guerra Mundial e o pós guerra. A ditadura franquista e as relações intimas dos falangistas com os alemães, sobretudo no pós-guerra quando o regime de Franco disponibilizou identidades falsas a criminosos de guerra procurados pelos seus crimes.
Ficamos logo presos à história do Dr Garcia, filho de republicanos, e do seu amigo Manuel de Benitez. O Dr Garcia, para conseguir salvar a sua pele, vê-se obrigado a tomar uma identidade falsa que o vai acompanhar durante a sua vida e é impedido de praticar a sua profissão. Escondendo o que sentia e aquilo em que acreditava, torna-se espião sem nunca desprezar a sua integridade mesmo quando se vê obrigado a matar um homem.
Romance muito envolvente, uma verdadeira lição de História, onde se cruzam personagens fictícios e reais. Adorei!
Terminado em 24 de Fevereiro de 2021
Estrelas: 6*
Sinopse
Depois da vitória de Franco na Guerra Civil Espanhola, o Doutor Guillermo García Medina continua a viver em Madrid sob uma falsa identidade, a mesma que o salvou de ser fuzilado e que foi um presente de Manuel Arroyo Benítez, um diplomata republicano a quem salvara a vida uns anos antes. Julgando que nunca mais o veria, acaba por encontrar-se com Manuel em 1946, deixando-se recrutar para uma missão secreta e muito perigosa: a de se infiltrar na rede clandestina de evasão de criminosos de guerra fugidos do Terceiro Reich para a Argentina, dirigida por Clara Stauffer, uma poderosa mulher de nacionalidade alemã e espanhola, a partir do pacato bairro de Argüelles. Ao mesmo tempo thriller e romance de espionagem, Os Doentes do Doutor García é uma emocionante história que parte de acontecimentos reais pouco conhecidos sobre a Segunda Guerra Mundial e o franquismo para construir personagens que representam e evocam um dos momentos históricos mais difíceis do século passado.
Cris
Se o livro tiver muito volume em páginas pode tornar-se maçador de ler. Não gosto de ler livros muito grandes.
ResponderEliminar.
Abraço … Cuide-se
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Pois este é tudo menos maçador, Ricardo! Às vezes livros bem pequenos tornam-se uma estopada! O importante é o conteúdo, disso tenho a certeza...
EliminarTenho o livro para ler. Vou seguir a dica de apontar os nomes. Mas têm sido tão boas as opiniões em relação a ele que estou com mais vontade de o ler. :)
ResponderEliminarÉ bom é! Beijinhos
Eliminar