Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

"Ingmar Bergman, o Caminho Contra o Vento" de Cristina Carvalho

Um livro que deve ser lido, sobretudo, pelos admiradores de Ingmar Bergman ou por aqueles que querem conhecer alguns dos seus aspectos particulares. Não se destina a dar a conhecer a obra deste cineasta amante das palavras, mas retrata um pouco como seria a sua vida pessoal, o seu feitio, os seus gostos.

Senti-me dividida com esta leitura. Se, por um lado, gostei da escrita da autora, da forma como ela fez parte do relato e achei uma escrita fluída, convidativa a virar as páginas; por outro não fiquei fã do cineasta e do seu feitio. Os génios têm de ser assim?

Mas voltando ao livro, digo-vos que, se viram os filmes de Ingmar Bergman, e querem conhecer mais pormenores da sua vida pessoal, este é o livro. A pesquisa feita transparece nestas páginas e senti, através das palavras escritas, a admiração enorme que a autora tem pelo cineasta. Porquê? Tive ocasião de lhe perguntar (a autora foi presença no clube de leitura da Bertrand a que pertenço). Não me soube responder. Porque sim. Há coisas que se sentem (e o leitor sente essa paixão da autora pelo biografado) mas não se conseguem explicar.

Fiquei fã da escrita, não do homem/personagem. No entanto, fiquei com muita curiosidade em ver os seus filmes, sobretudo dos que se falaram no encontro da Bertrand. Se os vi não me recordo!  A próxima obra desta autora a ser lida por mim (tem tantas!) é um romance biográfico: "A Saga de Selma Lagerlöf". Assim, mato dois coelhos de uma vez só. Conheço a vida dessa mulher que foi a primeira mulher Nobel (1909) e delicio-me com a escrita da Cristina, que tive o gosto de conhecer.

Terminado em 10 de Janeiro de 2020

Estrelas: 4*

Sinopse
O que a Autora revela neste romance biográfico são aspectos menos conhecidos da vida de Bergman. Não tudo, mas o que considerou importante para se conhecer um pouco melhor essa personalidade invulgar por quem se apaixonou.

Cris

1 comentário: