Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

"Parem Todos os Relógios" de Nuno Amado

Recomendado por várias pessoas amigas, este livro teve um começo que não correspondeu às expectativas. Coisa pouca, só nas primeiras 20/25 pág . Até começar a conhecer as personagens e ambientar-me aos saltos que o autor dá, constantemente, do passado para o presente, de uma história para outra, de uma visão de uma personagem para a visão de outra. Depois, comecei a ler com prazer.  E gostei.

É um romance bem escrito, com um enredo com consistência, bem estruturado, com personagens distintos entre si quer nas suas condutas quer nas suas personalidades. Plausível.  Autor do sexo masculino a escrever sobre uma personagem feminina. E bem. Descreve com delicadeza e profundidade os sentimentos, toca certeiro nas profundezas do sentir feminino. Adorei. Cria uma personagem, Helena, que passamos a admirar, a gostar e com a qual simpatizamos de imediato. Carlos, o seu sobrinho neto, também não lhe fica atrás. Decidido a descobrir o mistério que fez da vida da sua tia-avó uma aventura, repensa na sua própria vida e lima as arestas que considera imperfeitas. E que papel tem Francesca no meio destas duas vidas? E Fabrízio?

Só não atribuo 6 estrelas porque senti a falta de um contexto histórico que desse consistência a esta trama. Ou seja, o autor ficou-se pelo romance (contado com uma mestria que admirei) e eu esperava um pouco mais para além disso. Porque, de facto, comecei com expectativas muito altas. Não sei se faz sentido o que estou a contar aqui... Acho, no entanto, que a história está perfeita.

Recomendo muito. Na verdade, a leitura, a dado momento torna-se compulsiva.

Terminado a 21 de Janeiro de 2020

Estrelas: 5*

Sinopse
Aos trinta e seis anos, a professora de literatura Helena Remington apaixona-se loucamente por um italiano de visita a Lisboa. O romance entre os dois, intenso e tórrido, é porém abruptamente interrompido por um acidente de automóvel na costa italiana onde ambos passavam férias.
Decorridos vinte anos sem notícias de Fabrizio, Helena recebe uma carta da filha dele com um pedido ousado e urgente. Para o satisfazer, terá de lançar-se na mais arriscada aventura da sua vida, envolvendo-se com gente perigosa numa autêntica corrida contra o tempo. Tudo para salvar o homem que tanto amou.
Muitos anos mais tarde, Carlos – o sobrinho-neto preferido de Helena – conhece Francesca, uma rapariga italiana que também precisa de ser salva e que o destino transforma em tradutora de cartas de amor.


"Parem Todos os Relógios" é uma narrativa fluida e aliciante sobre as consequências do amor, que combina magistralmente elementos de thriller policial, história de amor e épico familiar.

Cris

4 comentários: