Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

"O Seu Jardim Interior" de Ana Manuel Mestre

Uma das coisas boas que esta terrível pandemia me trouxe foi a cor verde. No meu prato e na minha sala! No meu prato porque estando em teletrabalho pude comer melhor e mais colorido e na minha sala porque, aos poucos, ela foi sendo tomada pela cor verde. Plantas, plantas e mais plantas. 

Com elas vieram também as pragas, os mosquitos e uma quantidade de bichinhos brancos (as cochonilhas) que aumentaram em mim o meu "instinto assassino"!!! Onde já se viu quererem matar as minhas plantinhas? Consegui vencer alguns destes obstáculos e vi com muito gosto algumas das plantas retomarem o ar saudável. Outras não :(

Confesso que foi o título  que me fez aproximar deste livro. Jardim interior pode querer significar o nosso bem estar interior e é sabido que um ambiente verde desperta em nós uma satisfação interior bem maior que um ambiente árido! 

O que nos traz este livro? Numa primeira parte explica-nos o quão importante são a água, o sol e o solo adequados para as nossas plantas, como as podemos propagar, quais as  doenças que as podem atacar e como tratar delas sem químicos. Depois vem algo que me deu muito gosto fazer! Como o livro nos mostra algumas plantas em particular, divididas por grupos, marquei as que tenho (e as que gostaria de ter) para mais facilmente localizar e ler sobre aquelas que, de momento, mais me interessam. 

"Um Jardim Interior" que vai melhorar em muito o nosso jardim interior!

Quem tem Instagram e gosta de plantas conhece decerto a Almoinha, a autora deste livro. Quem não conhece está na hora de aprender truques e dicas que ela vai ensinando.

Sinopse

Em O Seu Jardim Interior o leitor vai saber como escolher as melhores plantas para o espaço onde as pretende colocar, quais as que dão ou não flor, como cuidar delas, como dosear de forma correta água e nutrientes, quais as espécies de plantas mais procuradas, e como gerir as pragas e doenças mais comuns de forma natural.

Ana Manuel Mestre mostra-nos, ainda, como decorar com plantas e reutilizar materiais na criação do nosso jardim, contribuindo também para a preservação do ambiente ao mesmo tempo que embelezamos a nossa casa.

Inclui:

- Que plantas escolher

- Como e quando mudar de vaso

- Quando e como regar

- Gerir doenças e pragas

- De que forma decorar com plantas

Cris

4 comentários:

  1. A Pandemia fez mal a umas pessoa e bem as outras. Apenas tem dependido no aceitar e do estado de espírito de cada ser humano. A mim não me afeitou nada estar em casa e cumpri o confinamento.
    .
    Saudação poética
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade isso Ricardo. Mas foi muito mau para quem foi atingido pela doença e teve de lidar com a morte de familiares.

      Eliminar
  2. Muito interessante para quem tem "jardins" no interior ca casa :))
    .
    Sinto o outono em meu redor
    .
    Beijo, e uma excelente tarde...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Toca a comprar uma plantinha, Cidália! O truque principal é não afogar as plantas...

      Eliminar