Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

"Num Instante Tudo Muda" de Suzanne Redfearn

Já todos nós pensámos de alguma forma no significado das palavras que este título sugere: nalgum instante da nossa vida, algo pode mudar alterando para sempre a vida como a vivemos até então. E se algum acontecimento limite nos colocar à prova, a nossa reacção perante ele pode fazer de nós um herói ou um covarde. Uma pessoa de bem ou uma má pessoa aos olhos dos outros e, também, aos nossos olhos. Quando disso temos consciência, quando percebemos que errámos e o reconhecemos, ainda nada está perdido. Mas se não tivermos agido da melhor forma e não tivermos qualquer escrúpulo sobre as nossas acções... 

A família de Finn e uns amigos de longa data têm um acidente de carro. Um veado que se atravessa, uma travagem e a queda de uma ravina. A neve e o tempo gélido complicam a situação. Como vão aguentar até que a equipa de salvamento os resgate?  

Este livro faz-nos reflectir sobre o facto de não sabermos como reagiríamos se estivéssemos a vivenciar uma situação limite semelhante. Quem colocaríamos em primeiro lugar: os outros ou nós? Colocaríamos alguém em perigo se nos pudessemos salvar? E é sobretudo isso o que este livro nos traz de novo. Faz-nos colocar no lugar dos personagens e pensar como agiríamos se estivéssemos lá. 

Leitura rápida com um narrador bastante sui generis e que não é previsível! Gostei muito!

Terminado em 31 de Agosto de 2021

Estrelas: 5*

Sinopse

Numa noite fria e escura, um grupo de amigos percorre uma estrada de montanha numa caravana. Rumam a umas férias muito desejadas.

E, num instante, tudo muda.

Um veado. Uma travagem. Uma queda a pique pela encosta.

A jovem Finn Miller não resiste ao acidente. Para os seus companheiros de viagem, começa então uma perigosa jornada. Pois segue-se uma implacável tempestade de neve que os deixa perdidos no meio do nada. Perante a ameaça da morte, são obrigados a tomar decisões irreversíveis. Para os sobreviventes, a vida nunca mais será a mesma.

Jack, o pai de Finn, procura apenas vingança. Mo, a sua melhor amiga, procura somente a verdade. Chloe, a irmã, procura juntar-se a Finn. E a mãe, Ann, vive atormentada com o que aconteceu naquela noite na montanha e com o que descobriu sobre as pessoas que pensava conhecer intimamente.

Num Instante, Tudo Muda coloca-nos perante nós próprios e faz perguntas incómodas: será que nos conhecemos verdadeiramente? Numa situação extrema, o que estaríamos dispostos a fazer?

Um livro sobre o poder do amor, a importância da família... sobre a essência do ser humano (com todas as suas fragilidades) e, acima de tudo, sobre seguir em frente, mesmo quando isso não parece possível.

Cris

2 comentários:

  1. Pelo título e pela sinopse, imagino ser um livro fascinante de ler. A resenha parece-me que prende o/a leitor/a a cada página. Um bom livro.
    .
    Um dia feliz … cumprimentos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. O título já diz muito.
    Como nas nossas vidas. Num instante tudo pode mudar!
    -
    Beijo, e uma boa tarde

    ResponderEliminar