Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

quinta-feira, 11 de junho de 2020

Experiências na Cozinha: "Cozinha Vegetariana para Festejar"


Trazemo-vos hoje uma receita colorida e muito boa para estes dias mais quentes que se avizinham, "Quinoa com couve roxa e pistachio", deste livro da Gabriela Oliveira.

Já vos temos dito que gostamos muito dos livros desta autora porque as receitas são muito fáceis de fazer e porque são receitas que dão sempre certo, mesmo alterando alguns ingredientes como foi o caso desta... Não tinhamos pistachios por isso usámos frutos secos. Ficou deliciosa na mesma, como sabíamos que ficaria!

No fundo trata-se de uma salada de quinoa (cozida, claro!) com couve roxa cortada em juliana, cenoura ralada, salsa, cebolinha, sultanas e pistachios (substituímos por frutos secos). Tempera-se com azeite, sal se necessário, sumo de limão, oregãos e pimenta preta. Mais simples não podia ser!

Dicas: a quinoa é feita como o arroz "frito" (salteia-se primeiro em azeite e alho e só depois se acrescenta a água quente) e a couve roxa, em juliana, salpica-se com sal e deixa-se actuar para perder um pouco a sua água e ficar mais macia.

Nós servimos fria porque é o que apetece nestes dias mais quentes. Vejam como ficou apelativa (e gostosa, nós garantimos!).





Palmira e Cris

8 comentários:

  1. Aspecto delicioso. De fazer crescer água na boca...
    .
    Tenha um dia feliz
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Saladas nesta altura são sempre uma boa opção. Na minha casa, nunca tempero a salada com sal (não sinto necessidade, mas quando como fora não me faz diferença). Gostei da dica sobre a couve roxa, em juliana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso, Alexandra costume colocar o "meu" sal, uma mistura que faço em casa com sal marinho (marca Marnoto) com especiarias várias e casca de limão e laranja trituradas. Assim vai só uma pitada e já misturada c alho em pó, gengibre, canela, ervas várias, etc...

      Eliminar
  3. Que belas fotos! A salada parece óptima, só lhe tirava a cenoura porque não gosto :)
    Gosto muito de pratos vegetarianos mas como cozinho muito pouco (não é propriamente das minhas actividades preferidas) e tenho pouca criatividade neste campo, este livro parece ideal para mim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Gabriela tem livros com receitas simples mas deliciosas, fáceis de fazer! Beijinho

      Eliminar
  4. Adoro os livros da gabriela:receitas simples e faceis de confeccionar.

    ResponderEliminar