Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 29 de junho de 2020

"Existir Depois de Ti" de Carolina Setterwall


Peguei neste livro sem saber grande coisa sobre ele. Escolhi-o basicamente pelo título que, a meu ver, deixava antever o tema. Às vezes gosto de lançar-me no desconhecido e deixar-me surpreender pelo seu conteúdo. Conforme me ia embrenhando nesta leitura, ia ficando com a sensação que quem escreveu isto é porque o tinha vivido. Sente-se a transparência de sentimentos, a verdade nas palavras. Estava certa. Na contracapa, que li no final, refere que é baseado na experiência vivida pela autora.
    É um livro escrito na primeira pessoa, muito intenso,  denso em certas alturas. Poucos diálogos, páginas compactadas de sentimentos algo contraditórios mas puros, reais. A vida como ela é. Fala-nos sobre a perda, o luto, sobre as tentativas de recomeçar, sobre o sentimento de culpa que surge depois da morte de alguém que amamos.

    Gostei muito desta leitura embora não saiba se será apreciada por todas as pessoas. Eu fiquei presa às palavras da autora muito rapidamente. Numa primeira parte existem dois espaços temporais: a vida até conhecer o seu marido e a vida depois de o encontrar. Numa segunda parte, a perda, o luto, a solidão, a vida com um bébé. Os altos e os baixos.

    Achei interessante que para além do nome do seu falecido marido e do seu filho, todas as personagens são referidas como "o teu pai", "a minha irmã", "a minha melhor amiga" e assim por diante, sem especificacão de mais nomes. De igual modo, o livro está-lhe dirigido como se tratasse de uma conversa ou, talvez, como se a autora lhe escrevesse a contar a sua vida, as suas vontades, os seus mais profundos sentimentos.

    Muito transparente, verdadeiro nas suas palavras, sem esconder as contradições próprias do ser humano e retratando-as com uma especial delicadeza e uma crueza por vezes desconcertante. Recomendo vivamente!


    Terminado em 20 de Junho de 2020

    Estrelas: 5 *+

    Sinopse

    A noite passada, adormeci convencida de que teríamos milhares de dias à nossa frente. Mas não é assim. Esta é a nossa última noite. Carolina está a amamentar o seu bebé, quando recebe um estranho e-mail do namorado, Aksel, em que revela as suas senhas de computador e lhe dá instruções para seguir no caso de ele morrer. Carolina fica preocupada, mas depois irritada - este comportamento é típico de Aksel, que termina a mensagem com a frase: Vamos esperar pelo melhor! Nos últimos tempos, a relação entre os dois tem sido difícil, em especial com um bebé de oito meses para criar. Aksel morre inesperadamente e o mundo de Carolina sofre uma reviravolta incontrolável. Talvez para impor alguma ordem no caos, Carolina regista meticulosamente os acontecimentos nos meses após a morte de Aksel e explora os pequenos detalhes da vida antes da tragédia, na esperança de encontrar alguma explicação para a dolorosa situação com que passou a ter de lidar. Mas quando se depara com um novo relacionamento, Carolina sente-se reticente… Ela tem uma nova oportunidade para amar, mas será que desta vez vai resultar?
    Um empolgante romance de estreia, baseado na experiência da própria autora, que nos revela como a vida que vivemos pode mudar num breve instante.

    Cris

    3 comentários:

    1. Bom dia:- Decerto que será um livro delicioso de ler.
      .
      Bom início de semana
      Cumprimentos

      ResponderEliminar
    2. Não conhecia o livro. Lendo a sinopse, não seria uma escolha óbvia para mim. Contudo, lendo a opinião parece ser um livro profundo, bem escrito e que merece ser descoberto.

      ResponderEliminar