Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

quarta-feira, 25 de março de 2020

Experiências na Cozinha: "A Cura Pela Alimentação Alcalina"

Hoje trazemo-vos uma receita que devem mesmo experimentar: Arroz Integral com Raiz de Curcuma e Tomilho.

Sabemos que não é tão fácil cozinhar o arroz integral como o "outro" arroz mas é somente porque demora mais tempo. E porquê?, perguntam vocês...  É precisamente porque possui ainda a casca que contém tanta fibra que demora mais tempo a cozinhar mas que tem propriedades que o arroz refinado não tem. Demora, também, mais tempo a ser processado no nosso organismo e ficamos com a sensação de saciedade por um espaço de tempo mais prolongado.

Sabemos que a fibra é benéfica para o nosso intestino e, nesta época de ansiedade provocada por este bicho invisível, devemos privilegiar tudo que é integral em detrimento dos alimentos refinados para fortalecer o nosso sistema imunitário.

Um truque que usamos sempre que cozinhamos arroz integral é colocá-lo de molho de um dia para o outro. Descartamos essa água da demolha e fica mais macio não demorando tanto tempo a cozinhar...

Acho que já vos falámos aqui da acção curcuma e da pimenta preta. A curcumina, presente na curcuma, tem propriedades anti-inflamatórias e a piperina, presente na pimenta preta, vai potencializar a acção da curcumina. Logo devem ser usadas as duas em conjunto em tudo o que puderem: refogados e até nas sopas! A proporção é usar 1 parte de pimenta para 2 partes de curcuma (ou açafrão das índias).

Ora vamos lá à receita e às fotos:





Palmira e Cris

5 comentários:

  1. E parece-me com muito bom aspecto! Amei!! Gostei da receita.
    -
    Deambulo nas tuas palavras escritas outrora
    -
    Beijo e uma excelente tarde

    ResponderEliminar
  2. Cozinhar é com a minha Irmã Mélinha, ela é que devia ver esta receita - rs
    Bj
    Estamos aqui» http://dizmecomochegasteaqui.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Nunca cozinhei arroz integral. Tenho que experimentar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de demolhar mais tempo. Eu costumo fazer como o arroz frito: refogado, arroz e dp a agua quente...

      Eliminar
  4. Estas receitas parecem-me muito interessantes.
    Vou experimentar!!
    Obrigada

    ResponderEliminar