Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

terça-feira, 17 de março de 2020

"As Aves Não Têm Céu" de Ricardo Fonseca Mota

Há livros que não nos pertencem, que não são para nós. E não há problema algum com isso. Li este livro conjuntamente com duas amigas livrólicas. Estabelecemos metas diárias e vamos comentando num grupo criado para esse efeito. Às vezes gosto de ler assim: incentiva a leitura e os comentários servem para melhor percebermos o que estamos a ler. Aqui foi necessário. Uma amiga gostou muito, a outra estava como eu, um pouco às aranhas.

A escrita é algo poética mas a história achei difícil de se perceber no seu todo. Mesmo no final, creio ter ficado com a ideia correta do enredo mas fiquei aberta a outras e diferentes opiniões. Talvez possam existir outros entendimentos e gostava de conversar sobre isso.

Um dos temas tratados é a dor da perda. Um pai sente-se responsável pela morta da sua filha num acidente de carro. Não dorme. Vagueia pela vida sem ter um sentido para ela. Depois existem outros personagens que estão com ele relacionados.

Mas no final do livro, um twist

Terminado em: 9/10 Março de 2020

Estrelas: 4*

Sinopse
Um homem vagueia pelas noites insones, revisitando o passado e a culpa que lhe vai consumindo os dias. A mulher trocou-o por outro e levou consigo a sua única filha, ainda pequena. Na semana de férias em que finalmente pode estar com ela, sofrem um acidente de viação que resulta na morte da filha.

A culpa e o passado cruzam-se neste romance feito de gente que vive no escuro, como o taxista que várias vezes apanha este pai e o transporta pela cidade silenciosa, e os dois companheiros com quem desde a morte da filha partilha o espaço.

Vencedor do Prémio Revelação Agustina Bessa-Luís 2015, Ricardo Fonseca Mota regressa à ficção com As aves não têm céu, um romance lírico que vem dar voz às sombras que se escondem nos recantos mais obscuros da alma humana.

Cris

4 comentários:

  1. Imagino um bom livro! Ler faz parte do quotidiano. :)

    Gostei do seu blogue e vou ficar!

    Beijos boa noite:)

    ResponderEliminar
  2. Tinha muita curiosidade em ler este livro, mas lendo a opinião fiquei um pouco menos entusiasmada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser que gostes. Acho que a leitura deste livro pode gerar opiniões opostas!

      Eliminar