Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

quarta-feira, 4 de março de 2020

"A Rede de Alice" de Kate Quinn

Este é um romance que se lê num ápice, uma trama que decorre em duas épocas temporais diferentes. A primeira passada em 1915, durante a I Guerra e a segunda, em 1947, já após o términus da II Guerra. O fio condutor da narrativa destas duas histórias é Eve, que em 1915 é uma jovem espia, infiltrada como empregada num restaurante, propriedade de um francês colaboracionista, e muito frequentado pela elite alemã.

Em 1947 Eve tem apenas 54 anos mas é descrita como alguém que física e psicologicamente é um destroço da rapariga que foi. É Charlie, uma jovem americana de 19 anos, que vai revolucionar a sua vida de desânimo e álcool. Charlie, a narradora desta segunda parte, está metida em sarilhos mas está fortemente determinada em encontrar o rasto de sua prima francesa que não vê desde o início da guerra.
Que vai unir estas duas mulheres tão diferentes uma da outra e com experiências de vida tão díspares? Que laços as vão unir?

Com uma escrita fluída e atrativa, as páginas desta obra correm entre os nossos dedos e ficamos presas nesta trama intensa e forte. A passagem de uma época a outra é feita sem diminuir a intensidade e sem que o leitor saiba mais que os próprios personagens, mantendo assim, o interesse e a atenção.
Romance, drama, histórias ficcionadas, mas verosímeis, mescladas com factos reais, onde a coragem e a cobardia dos Homens são expostas, revelando situações em que eles se tornam dignos de mérito ou de vergonha.

Sempre ritmado com acontecimentos que nos levam a interrogações constantes e entrelaçando muito bem as duas épocas retratadas, este livro é uma aposta segura para quem quer passar bons momentos de leitura. Recomendo.

Terminado: 28 de Fevereiro de 2020

Estrelas: 5*

Sinopse
Duas mulheres invulgares numa jornada épica de coragem e libertação em tempos de guerra.
Trinta anos depois, atormentada pela traição que acabaria por ditar o fim da Rede de Alice, Eve passa os dias embriagada e isolada do mundo na sua decadente casa, em Londres. Até ao dia em que uma jovem americana lhe bate à porta e a recorda de um nome que Eve tudo tem feito para esquecer.
1947
No caótico pós-Segunda Guerra Mundial, a jovem americana Charlie St. Clair está grávida, solteira e a um passo de ser expulsa do seio da sua conservadora família. Mas Charlie está mais preocupada com o que terá acontecido à sua querida prima Rose, desaparecida em França durante a ocupação nazi. Por isso, quando os pais a mandam para a Europa para resolver o seu «Pequeno Problema», Charlie troca todas as voltas do previamente combinado e desembarca em Londres, determinada a descobrir a prima que adora como a uma irmã.
1915
Um ano depois do início da Primeira Guerra Mundial, Eve Gardiner deseja com todas as suas forças lutar contra os alemães, o que, inesperadamente, acabará por acontecer quando é recrutada para servir os interesses Aliados como espia. Enviada para uma zona ocupada de França, é treinada pela fascinante Lili, nome de código Alice, a rainha das espias, que lidera uma vasta rede de agentes secretas a operar mesmo debaixo do nariz do inimigo.

Cris

2 comentários:

  1. Pela sinopse e pelas opiniões que tenho lido, penso que iria gostar de ler este livro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está bem estruturado e é de fácil leitura, Alexandra!

      Eliminar