Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

"Voar No Quarto Escuro" de Márcia Balsas

Não me pude impedir de fazer uma leitura mais crítica deste livro. Digo já que o resultado de tal exame foi "passado com distinção"! Passo a explicar...

Conheço a Márcia. Nestas coisas dos livros, conhecemos leitores e alguns aspirantes a escritores. A Márcia e eu pertencemos, já há mais de seis anos, ao mesmo grupo de leitura, a um dos que faço parte. A Márcia é uma pessoa calma, directa, que dá a sua opinião sobre o que lê sem pejo nem medos. Lê em voz alta muito bem, escreve ainda melhor. Já escreveu alguns contos que foram publicados. Os contos em geral não me atraem, não sei porquê. Ou melhor, sei. Acabam depressa demais, só isso. 

Sabia que a Márcia andava a escrever. A sua ausência dos encontros de leitura espelhava isso mesmo. Não sabia que era um romance. Pegar nele fez-me medo. Teria de dar a minha opinião sobre ele. Nem a Márcia esperava outra coisa, nem eu poderia ir contra o que acredito. Mas depois de o terminar as palavras rolaram facilmente. A opinião nasce com facilidade. É bom este livro!

Cada capítulo, um personagem. Eduarda, Alice, Celeste, Catarina, Adelaide, Ema, Beatriz, Célia. Peguei num papel e num lápis, como faço sempre quando o risco de me perder é grande. Quem é quem e o que faz. Depressa deixei de anotar. Elas, essas mulheres, estavam lá na minha cabeça, todas distintas, com personalidades diferentes, com acontecimentos passados e presentes que as distinguiam na perfeição. Gostei. 

E que vos dizer da escrita da Márcia? Algumas palavras sabiamente colocadas juntas umas das outras, um toque de poesia, ligeiro, que não farta mas que nos faz voltar atrás para as apreciar, uma beleza! 

A história? São várias, todas tendo a Mulher como protagonista, que se vão entrelaçando devagarinho. Em todas essas mulheres um elo que urge descortinar. É o amor, o desespero, a infelicidade e a solidão que aqui estão retratados e que as acompanham.

O título? Gosto. Sugere uma caminhada pela vida muito embora esta possa ser agri-doce. Um voar sem asas ou com elas partidas. No fundo é sobre histórias de mulheres de hoje que nos fala este livro. Porque as histórias podem ser macabras, duras e feias. Mas retratam a vida.

É um romance, este livro da Márcia, mas creio que a sua paixão pelos contos está aqui bem retratada. São várias histórias, de várias mulheres, que se entrelaçam. Vale a pena degustar as palavras desta minha amiga! (Olha pra mim tão vaidosa: conheci uma escritora antes de ela o ser, lol).

Recomendo!

Terminado em 25 de Julho de 2019

Estrelas: 5*

Sinopse
Sou eu a minha prisão, agora. Até acordar cercada por grades, algures.»

Eduarda apenas sonhara em refazer a sua vida após a morte do marido, que a deixou sozinha no mundo com uma filha adolescente. Não desconfiou que essa nova casa, com um novo companheiro, a conduziria a uma vida de violência, destinada ao esquecimento. Anos de submissão encaminham-na para uma noite de tempestade.


Este é o momento em que as paisagens tão dissonantes da vida de seis mulheres se entrelaçam de uma forma inegável, numa demanda pelo significado da vida. Mães, filhas, amigas, amantes, casas devastadas pela dúvida e pela loucura - todas obrigadas a enfrentar o medo de voar no quarto escuro.

Cris

4 comentários:

  1. Olá Cris,
    Também não sou grande apreciadora de contos.:(
    Tenho imensa curiosidade de ler este livro, infelizmente não conheço a Márcia pessoalmente mas "sigo" o blog dela.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Dulce! O blogue espelha muito bem a escrita da Marcia... beijinho

      Eliminar