Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

"O Homem dos Sussurros" de Alex North

Primeiro desafio de uma amante de livros (físicos) superado! A viagem destas férias obrigou-me a ler o meu primeiro livro num e-book. Custou? Nem por isso. Este formato possui algumas características que apreciei deveras: o seu peso reduzido, o diccionário incluído, o facto de se poder escrever notas. Há um facto, porém, que terei de "trabalhar" em mim: gosto de "ter" os livros comigo. E assim parece que nada possuo. Mas é o primeiro passo para conseguir viver sem acumular (afirmo isso para mim própria, tentando convencer-me!). Porém posso dar-vos mil razões para lerem um livro em papel... mas todas elas vocês já conhecem, não é?

Mas vamos à opinião. Gostei muitíssimo desta leitura. Bem escrito, conseguindo manter o leitor costantemente intrigado com o que parecem ser aspectos sobrenaturais mas, ao mesmo tempo, fazendo com que procuremos soluções mais credíveis para esses acontecimentos "paranormais". Intenso e perturbador q.b.

A nossa atenção prende-se muito facilmente tanto mais que trata-se de desaparecimentos / mortes envolvendo crianças. Tive pena que, no decorrer do enrredo, xxxxx tivesse morrido (não estavam à espera que fizesse um spoiler, pois não?) mas a história fica mais credível assim porque dá-lhe um aspecto mais real. Mais uma vez, confesso, não depreendi nada do final, se bem que nestas coisas não seja de todo uma perita em resolver mistérios! Começo por desconfiar de todos e depois é-me difícil eliminar suspeitos.

O enredo avança caminhando entre passado e presente. Uma investigação policial surge quando uma criança é raptada. Tudo aponta para um serial killer que, há vinte anos, assassinou outras crianças. O modus operandi é idêntico. No entanto, ele encontra-se preso. Como explicar tantas semelhanças? É chamado o investigador que conseguiu desventar o mistério e capturar o assassino nessa altura.

Paralelamente, somos confrontados com os sentimentos de um pai que, tendo ficado viúvo há pouco tempo, sente que não é tão competente como gostaria de ser para criar o filho. O falecimento da esposa veio agravar o afastamento entre os dois. Sentimentos de culpa, medo de fracassar, amor difícil de transmitir, tudo se mistura nesse pai que ama desmedidamente esse filho mas não sabe lidar com a morte da mulher, que era o elo de ligação. Pai e filho, Tom e Jake, têm pela frente muitos desafios e muitos fantasmas a ultrapassar. E que é que esta família tem a ver com o rapaz raptado e com o serial killer?

Com um misto de terror e momentos sinistros, de aspectos ditos sobrenaturais,  thriller e drama, esta obra tem tudo para ser um sucesso. Eu gostei muito e recomendo, especialmente para quem gosta deste pacote onde tantos géneros literários se misturam! Sim, porque não se esqueçam que "Se deixares a porta entreaberta ouvirás os sussurros na certa"

Terminado em 30 de Agosto de 2019

Estrelas: 5* 

Sinopse
Após a morte da mulher, Tom Kennedy muda-se com o seu filho, Jake, de 7 anos, para uma pacata povoação chamada Featherbank em busca de um recomeço de vida. Mas Featherbank tem um passado sombrio.

Há 20 anos, Frank Carter, um perverso assassino em série, raptou e assassinou cinco rapazes. Ficou conhecido como «o Homem dos Sussurros», pois atraía as suas vítimas à noite sussurrando-lhes da janela. Logo após o seu quinto homicídio, Frank acabou por ser detido.

Estando o assassino atrás de grades, Tom e Jake não deveriam ter motivos de preocupação. Só que agora um novo rapaz desapareceu, e as semelhanças entre este acontecimento e os crimes de há 20 anos são desconcertantes. É então que Jake começa a comportar-se de modo estranho?

Diz escutar sussurros vindos do lado de fora da janela do seu quarto...

Cris

2 comentários:

  1. Olá Cris.

    Parece-me um ótimo livro, mesmo dos que eu gosto. Já está na minha lista.

    Este verão também me aventurei pela primeira vez nos e-book e gostei bastante da experiência. Surpreendi-me com as vantagens e o desagrado de não ter o livro (papel) nas mãos não foi nada comparado ao que eu antecipava.

    Não sei se não acabo rendida, é só pena a falta do cheirinho das páginas...;-)Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claudia, nao ha nada melhor do que poder virar as páginas para a frente e para tras... beijinho

      Eliminar