Foi uma peripécia a leitura deste livro! Com tantas interrupções que, ainda hoje, temo não ter captado tudo o que ele tem de bom para nos oferecer.
Primeiro, as suas quase 500 páginas levaram-me a, sempre que saía, deixá-lo em casa. O seu peso é considerável, portanto! Depois, o primeiro capítulo não fluíu como estava à espera e comecei a intercalar outros livros. (Mais tarde, foram as férias com bagagem reduzida que me impediram de o terminar rapidamente como então já desejava!)
Algumas opiniões positivas, de amigas que prezo, fizeram-me pegar nele. Passado o primeiro capítulo, a leitura flui de forma diferente. A história da família Dunbar prende. O passado e o presente, que nos são mostrados intercaladamente, fazem-nos entrar, aos poucos, nos segredos de uma família nada convencional. Pai e mãe, com os seus percusos de vida tão únicos e interessantes e os cinco filhos rapazes, com as suas especificidades que os tornam tão diferentes uns dos outros mas, ao mesmo tempo, unidos por uma forte amizade. A morte da mãe, a fuga do pai após esse acontecimento, cria nos cinco irmãos laços que se vão manter para sempre.
O narrador é Matthew, o irmão mais velho, e a narrativa processa-se lentamente. Os pormenores são-nos revelados devagar, as idas ao passado mostram-nos como são importantes para desvendar os segredos familiares. Como referi, a narrativa faz-se devagar mas prende porque é recheada de detalhes interessantes desta saga familiar, que aconselho.
Terminado em 9 de Setembro de 2019
Estrelas: 4+
Sinopse
Clay olhou para trás uma última vez antes de mergulhar - de emergir e voltar a mergulhar - rumo a uma ponte, a um passado, a um pai. E nadou nas águas douradas pela luz.
Os cinco irmãos Dunbar vivem - lutando, amando e chorando a morte da mãe - no caos perfeito de uma casa sem adultos. O pai, que os abandonara, acaba de regressar. E tem um pedido surpreendente: algum deles aceita ajudá-lo a construir uma ponte? Clay, um rapaz atormentado por um segredo que esconde há muito, aceita. Mas porque está ele tão devastado? O que o leva a aceitar tão extraordinário desafio?
Esta é a história de um rapaz apanhado numa espiral de sentimentos, um rapaz disposto a destruir tudo o que tem para se tornar na pessoa que precisa de ser. Diante dele, ergue-se a ponte, a visão que irá salvar a sua família - e salvá-lo a ele próprio. Será um milagre e nada menos que isso.
Simultaneamente um enigma existencial e uma busca pela redenção, esta história de cinco irmãos em plena juventude, numa casa sem regras, transborda energia, alegria e emoções. Escrita no estilo inimitável de Markus Zusak, é um tour de force de um autor que conta histórias com o coração.
Cris
Sem comentários:
Enviar um comentário