Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A 19ª esposa de David Ebershoff


Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 536
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-04068-8
Idioma: Português

Há livros que nos transportam para uma realidade tão diferente da nossa que, se não soubéssemos que têm uma base verídica, pensaríamos que se tratavam de pura ficção... É o caso deste que acabei de ler.

Sendo um romance e, como tal, tendo a ficção um lugar de destaque, lembra-nos o como as religiões podem deturpar as realidades a seu favor, ligitimando práticas que na maior parte do mundo estão abolidas, porque destruidoras dos direitos do Homem. Tal é o caso da poligamia. 

Ainda hoje, nalgumas regiões de países ditos civilizados, sabemos que existem essas práticas através de algumas  notícias que conseguem "furar" o muro de silêncio que geralmente as envolve. Este livro faz-nos pensar, reflectir e perceber como elas se conseguiram implantar e sobreviver. Em geral, a ignorância  e o fanatismo religioso com que mantêm presos os ditos "seguidores" está na base do seu nascimento e desenvolvimento.

Gostei desta leitura, para ir apreciando mesmo depois do seu final. São várias histórias que se vão intercalando e vários narradores que à sua maneira nos "contam" o que viveram, as suas versões, tendo como pano de fundo o casamento polígamo, em várias épocas e momentos.

Terminado em 30 de Outubro de 2011

Estrelas: 4*

Sinopse


No seio de uma seita poligâmica do século XIX, Ann Eliza, a 19.ª esposa do líder e profeta da sua igreja, ousa revoltar-se contra os abusos sofridos pelas mulheres da comunidade em nome da religião.
Dois séculos depois, Jordan Scott, um jovem expulso pela sua seita, regressa ao mundo que o baniu para descobrir a verdade por detrás do assassinato do pai, crime de que a sua esposa n.º 19 é injustamente acusada. 
Alternando magistralmente as duas histórias, David Ebershoff revela-nos os segredos que assombram uma das comunidades religiosas mais misteriosas e poderosas dos últimos séculos.

Sem comentários:

Enviar um comentário