Um clássico da literatura contemporânea, foi adaptado pelo autor ao cinema e ganhou dois Óscares
Civilização publica As Regras da Casa da Sidra de John Irving
Sinopse
A odisseia de Homer Wells começa no meio dos pomares de macieiras do Maine rural. Sendo a mais velha das crianças do orfanato de St Cloud’s que não chegaram a ser adotadas, Homer estabelece uma amizade profunda e invulgar com Wilbur Larch, o fundador do orfanato – um homem de rara compaixão viciado em éter.
Uma obra-prima de um dos maiores romancistas americanos contemporâneos, John Irving, que venceu o National Book Award em 1980, As Regras da Casa da Sidra foi n.º 1 na reputada New York Times Bestseller List e deu origem a um filme, adaptado ao cinema pelo autor e que venceu dois Óscares. O autor de obras ímpares como O Estranho Mundo de Garp, A Prayer for Owen Meany ou A Última Noite em Twisted River, este último publicado pela Civilização Editora em Outubro de 2010 (e que resultou na vinda do próprio Irving a Lisboa), é incontornável na literatura contemporânea e as críticas refletem, invariavelmente, essa realidade. “É difícil definir As Regras da Casa da Sidra e é impossível não o admirar”, escreve o Daily Telegraph. “Mais divertido do que O Estranho Mundo de Garp […] é uma história de leitura irresistível narrada pela voz de um mestre”, acrescenta a Time Out. “Tal como o resto da ficção de Irving, é muitas vezes desconcertante, mas sempre estimulante e provocador”, conclui ainda o Observer.
A sua dimensão enquanto escritor torna inevitáveis as comparações com autores que o próprio Irving considera os seus mestres. Segundo The Times, “John Irving já foi comparado a Kurt Vonnegut e J. D. Salinger, mas é possivelmente mais inventivo do que qualquer um deles. Sarcástico, lacónico, cria as suas personagens com uma economia que deriva da sensibilidade em relação às palavras e da mestria da sua arte. Este livro soberbamente original é para ler e recordar.” O filme Regras da Casa (1999), interpretado por Tobey Mc Guire, Charlize Theron e Michael Cane, dirigido por Lasse Hallström e adaptado ao cinema pelo próprio Irving, conquistou dois Óscares, um deles na categoria Best Adapted Screenplay (ganho pelo autor).
John Irving foi galardoado com o National Book Award em 1980 com o romance O Estranho Mundo de Garp. O Inesquecível Simon Birch, publicado em 1989, foi adaptado para o cinema, assim como muitos dos seus livros. Em 1992, John Irving foi incluído no National Wrestling Hall of Fame em Stillwater, Oklahoma, devido à sua grande paixão por este desporto. Em 2000, ganhou um Óscar para melhor argumento adaptado com Regras da Casa – um filme nomeado para sete Óscares. Após uma vida conturbada, John Irving vive agora com a família entre Vermont e Toronto e continua a escrever. Os seus livros são aguardados com ansiedade em todo o mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário