Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Viver é mágico de Nita Domingos


Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 248
Editor: Chiado Editora
ISBN: 9789896971991

Há livros que são uma lição de vida, mesmo que o não pretendam, e vidas que são uma força da natureza. Foi o que me pareceu ao ler esta obra.

Não se trata de uma história daquelas que, embora verídica, é um desfilar de desgraças que nos fazem ter compaixão da personagem/escritora! Não mesmo. Este livro fala-nos de uma vida, de momentos dessa vida, cheia de esperança, força e luta que nos incentivam a querer fazer da nossa, uma vida melhor.

A forma como é narrada demonstra uma força, uma alegria da autora que contagia quem lê, mesmo quando se trata de nos relatar os seus momentos "menos bons", como ela diz. Nita sofre de Neurofibromotose Tipo II. Para além dessa força, sentimos pulsar nela uma generosidade, uma vontade muito grande de surpreender e de se dar aos outros. "Aprendi que tudo o que não der, vou perder."

E, paralelamente, trava diariamente uma luta constante pelo seu bem-estar físico e psicológico que nos faz pensar em abandonar pensamentos mesquinhos de lutas diárias do dia-a-dia, por vezes tão "pequeninas"... "Lutar a 200 para conseguir 100."-como Nita refere. 

Um livro a ser lido!

Terminado em 22 de Outubro de 2011

Estrelas: 4*

Sinopse

Olá... Olá! Chamo-me Tânia, mas não me conhecem por este nome, portanto sou a Nita para os amigos e para todos os que me quiserem chamar! Tenho 21 anos (bela idade mas está a correr velozmente). Mais de 20 operações realizadas. Aos 17 anos perdi a audição. Tenho metade da visão, ou talvez até menos. Calma meus amores, é verídico mas não quero compaixão, nem sentimento de pena (não sou galinha). Deste modo, tento sempre ter impulso para ir mais acima e alargar a escala da minha vida e dos que me rodeiam (não sei ser feliz sozinha), procurando sempre aceitar tudo o que a vida me traz; transportar a lição das mensagens que se anexam à sua vinda e perceber que a vida é um dom frágil. Por esse mesmo motivo, devemos sempre agarrá-la com força, mas sem a machucar, nem deixar de proteger! Convido-vos assim para embarcarem comigo por esta escala dentro e partilharem este meu sonho nivelado em emoções: a escrita. Escrever tornou-se um modo de respiração, uma paixão, uma missão. Nem sempre é fácil escrever o que se sente! Por vezes gostaria de inventar palavras novas e brilhantes para habitarem e iluminarem o mundo! Quem escreve constrói um castelo e quem lê passa a habitá-lo :) Este Livro vai ao encontro da magia da vida e ser positivamente enfeitiçada por ela. Entre o sonho e a realidade fica aquilo que vivo perante qualquer verdade!

Sem comentários:

Enviar um comentário