Este livro foi escrito por uma mulher também ela extraordinária. Foi o seu nome que me fez querer lê-lo. Depois o seu teor despertou, de igual modo, o meu interesse. E gostei tanto! A capa é muito sugestiva e o seu interior não desilude de forma alguma!
Foram tantas as portuguesas extraordinárias que não deve ter sido tarefa fácil para Maria do Rosário fazer escolhas. Algumas mulheres são sobejamente conhecidas (quem não ouviu falar já da Padeira de Aljubarrota, Amália Rodrigues ou de Catarina Eufémia?), outras nem tanto (Branca Edmé Marques, M. Luisa de Sousa Holstein). É isso que, aliado às suas ilustrações, faz deste livro um prazer de ler.
Não é de todo monótono, porque possui várias caixas coloridas de informação diversa sobre estas mulheres extraordinárias e salienta os aspectos mais importantes. Possui também, em cada página, um pequeno dicionário para que a criança possa desbravar e aprofundar o seu conhecimento.
E estas mulheres pertenceram a diferentes áreas da cultura e da História portuguesa o que permite ter uma visão geral sobre a importância das mulheres no panorama português.
Confesso que é livro para fazer as delícias também dos adultos que irão acompanhar a leitura dos mais pequeninos! Fica a dica!
Cris
Eu própria gostava de ter este livro (e já não sou assim tão pequenina :) )
ResponderEliminarMuito curioso! :))
ResponderEliminar-
A voz que me afaga e endoidece
.
Beijo, e bom fim de semana.