Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

"As Mensageiras da Esperança" de Jojo Moyes

Gosto muito quando pego num livro e a sua trama faz-me viajar, quase de imediato, para outro lugar e para outra época. E se tiver na sua base uma história consistente, plausível e, se possível, verídica, ainda melhor!

Com este livro sucedeu isso e daí as minhas 6*. O final achei-o ligeiramente cor-de-rosa mas os obstáculos que os protagonistas passaram foram tantos que, até eu, consegui respirar melhor quando, por fim, as coisas começaram a encaixar-se para um final feliz.

E depois, esta história fala-nos de livros. Do poder que eles trazem à vida de muita gente, de esperança, de educação, de transformação. É baseada numa história sobre algumas mulheres corajosas que, nos anos 30, numa região do Kentucky fechada em si mesma, com leis muito próprias feitas à medida de alguns proprietários das minas existentes, percorrem a região a cavalo e dão continuidade ao projecto de Eleanor Roosevelt criando uma biblioteca itinerante. Os percursos montanhosos, o tempo inclemente, fazem com que estas mulheres não tenham uma vida fácil. No entanto, enquanto viajam possuem algo que não estão dispostas a perder facilmente e que na cidade não têm: liberdade!

Um livro que nos fala sobre livros e da magia que conseguem transmitir mas, também, da luta das mulheres, nessa época, por um lugar onde os seus sentimentos e opiniões sejam igualmente válidos e reconhecidos. Uma história de uma fluidez fantástica e com uma escrita muito apaixonante onde as personagens chegam muito facilmente ao nosso coração. Nota máxima!

Final: um pouco todos felizes para sempre

No entanto, 6*

Terminado a 16 de Janeiro de 2021

Estrelas: 6*

Sinopse

Alice Wright casa-se com o belo americano Bennett Van Cleve na esperança de escapar a uma vida sufocante, em Inglaterra. Mas a pequena cidade de Kentucky rapidamente se revela igualmente claustrofóbica, sobretudo vivendo Alice com o sogro autoritário. É então que é feito um apelo para a participação das mulheres da cidade numa equipa para entregar livros; um projeto da nova biblioteca itinerante de Eleanor Roosevelt. Alice adere com entusiasmo. Alice conhece assim Margery, a líder desta equipa, uma mulher autossuficiente e de discurso inteligente que nunca pediu permissão a um homem para nada. A elas juntar-se-ão três outras mulheres singulares que ficarão conhecidas como as Packhorse Librarians of Kentucky. A aventura destas mulheres - e dos homens que amam - torna-se um drama inesquecível de lealdade, justiça, humanidade e paixão. Estas mulheres, autênticas heroínas, recusam-se a ser intimidadas pelos homens ou pelas convenções. E embora enfrentem todos os tipos de perigos, não desistem da missão que abraçaram: levar a sabedoria, a leitura e o mundo fantástico dos livros até aos mais pobres e desfavorecidos. Mas quando a comunidade de Baileyville se voltar contra elas, será que a determinação - e o poder da palavra escrita - será suficiente para as salvar?

Cris

3 comentários: