Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

"Quando Eu Era Invisível" de Martin Pistorius

Não sei precisar a data mas recordo perfeitamente da apresentação desta obra porque foi bastante singular e contou com a presença do autor. Guardei o texto, que nos foi dado, que guarda as suas palavras terríveis mas, ao mesmo tempo, belas e inspiradoras. Reli-o antes de pegar neste livro.

Não sei porque demorei tanto tempo a pegar nele pois quando cheguei da apresentação estava deveras impressionada com a coragem e força que Martin Pistorius precisou de ter para ultrapassar tamanha adversidade que a vida lhe trouxe. Ele foi um rapazinho perfeitamente normal até aos seus 12 anos, altura em que começou com problemas graves de saúde. Graves ao ponto do seu corpo e cérebro começarem a definhar. E  Martin passou a um estado vegetativo, sem que o seu corpo reagisse a qualquer estímulo externo. Até que começou aos poucos a recuperar a consciência mas não tinha como fazer-se ouvir, não tinha como comunicar. Passou 12 anos encarcerado dentro de si próprio sem que os outros se apercebessem que ele os ouvia e conseguia pensar por si mesmo! 

Não vos conto mais. Se pensam que isto é tudo estão enganados. Muito enganados. Isto foi somente uma parte importante da sua vida. Que o marcou profundamente. Ler sobre como recuperou e ultrapassou tudo foi um deleite para mim. Leiam também!

Terminado em 9 de Janeiro de 2021

Estrelas: 5*
 
Sinopse
Êxito de vendas em todo o mundo, publicado em mais de 25 países, o testemunho de Martin Pistorius é uma lição de vida e um hino à força interior e à coragem.
Até aos 12 anos, Martin Pistorius era um menino igual aos outros, crescendo feliz e saudável. Nada fazia adivinhar que um dia adoeceria gravemente e que em pouco tempo deixaria de andar e falar. Para os médicos, Martin tinha entrado em estado vegetativo.
Lentamente, Martin foi recuperando a consciência. A sua mente, contudo, estava encurralada dentro de um corpo inútil, cujos braços e pernas não obedeciam e cuja voz se mantinha muda, incapaz de emitir um som.
Martin sentia-se invisível, suportando o seu segredo como uma testemunha silenciosa do mundo que o rodeava, vendo a vida passar numa sucessão de dias idênticos.
Depois de 12 anos de encarceramento, Martin conheceu Virna, uma terapeuta que viu para além do corpo preso a uma cadeira de rodas e que apenas movia os olhos. Viu um ser humano na plena posse das suas faculdades mentais.
Este foi apenas o princípio de um extraordinário renascimento e o primeiro impulso para que Martin despertasse, gradualmente, para a vida.
De um menino que dependia completamente dos outros, Martin Pistorius transformou-se num homem independente, que se licenciou, conseguiu um emprego e casou com o amor da sua vida.
 
Cris

2 comentários: