Aviso ao leitor: este é um livro de leitura compulsiva! Quando se começa, não se larga. A sua leitura é muito fluída, o assunto muito interessante, o que nos leva a querer saber mais sobre a trama que se desenrola nestas páginas.
Nikki tem 22 anos, vive em Londres, vive sozinha e trabalha num pub. Ainda não sabe o que quer fazer a nível profissional mas sabe o que não quer. As decisões que tomou marcaram negativamente a sua relação com a sua família. Nikki pertence a uma comunidade indiana panjábi e isso marca involuntáriamente o seu destino. Mas o que ela pretende é ser senhora das suas decisões, do seu corpo e da sua vida.
Poder-se-ia pensar que o tom ligeiro, apimentado e o humor, características deste livro, o tornariam pouco profundo. Desengane-se o leitor. Achei fantástica a delicadeza com que a autora tratou aspectos tão relevantes duma comunidade imigrante, de como nas gerações mais novas, os aspectos culturais herdados e os adquiridos se misturam e os conflitos internos que criam.
E lá fui eu à Wikipédia em busca de resultados mais aprofundados para os termos "panjábi" e "sique", facto que gosto particularmente pois enriquece-me sempre.
Composto por um pouco de tudo, desde o humor à seriedade, passando por um toque picante (quem havia de supor o que vai na cabeça das viúvas panjábis!) e crimes por resolver, este é o livro para quem quer aprender, rir e passar um bom bocado!
Terminado em 16 de Novembro de 2020
Estrelas: 5*
Sinopse
Nikki desiludiu a sua família conservadora várias vezes: desistiu da faculdade, saiu de casa e trabalha num pub, passando grande parte do tempo a tentar afastar-se das tradições indianas.
Quando aceita dar aulas de escrita criativa no centro comunitário local, fica entusiasmada com a possibilidade de ajudar algumas viúvas da comunidade panjábi em Londres, mas o que encontra é um pequeno grupo de mulheres iletradas que, embora pouco interessadas nos ideais de Nikki, estão cheias de histórias para contar. Para sua surpresa, a aparente modéstia das viúvas esconde uma secreta vida interior rica em memórias e fantasias, o que transforma as aulas em momentos de partilha de contos apaixonantes e sensuais.
Ao mesmo tempo que compartilham as suas fantasias mais secretas, as viúvas revelam alguns dos segredos mais sombrios da comunidade. Com as aulas a gerarem interesse em cada vez mais mulheres, Nikki e as alunas começam a correr alguns riscos. Conseguirá esta comunidade repressiva e controladora aceitar as aulas de escrita erótica e as cruéis verdades que aí são reveladas.
Num tom ligeiro e cheio de humor, são aqui abordados temas muito atuais: a integração dos imigrantes nas comunidades onde vivem e trabalham, e como as mulheres desafiam uma estrutura extremamente machista na comunidade indiana panjabi. Uma das escolhas do Clube de Leitura de Reese Witherspoon, tornou-se rapidamente num fenómeno de vendas e de popularidade.
Cris
Gostei bastante da publicação! :))
ResponderEliminar--
Sinto que a minha alma se solta ...
-
Beijo e uma excelente semana.
Obrigada pela opinião. Fez com que eu o queira ler.
ResponderEliminar