Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

quarta-feira, 27 de março de 2019

"Rugas" de Paco Roca (Graphic Novel)

Esta é a segunda novela gráfica que leio deste autor. A primeira foi esta aqui. Gostei muito de ambas, mas o "Rugas" tocou-me de uma forma especial. Não consegui encontrar este livro em português porque está esgotado e li-o em espanhol, empréstimo da Isa do canal do Youtube Jardim de Mil Histórias. Quero relê-lo, desta feita na nossa língua. Não que o espanhol fosse difícil mas quero mesmo saboreá-lo em português!

Como disse, foi uma leitura especial. O tema toca-me bastante e está tratado com muito carinho mas com a crueza necessária para que a realidade seja visível aos olhos de todos. A demência, os lares de idosos ou depósitos, como queiram chamar-lhes, a amizade e o companheirismo que se gera, às vezes involuntariamente, entre os mais idosos. Um olhar cru sobre a velhice que magoa, que dói, que toca o coração. Um olhar de quem escreve com os desenhos que pinta. Muito bom! 

Recomendo vivamente.

Terminado em 24 de Março de 2019

Estrelas: 6*

Sinopse
Emílio, um bancário reformado, sofre da doença de Alzheimer e é internado num lar de terceira idade. Rodeado de vários outros idosos, cada um com um quadro «clínico» distinto e com uma personalidade bem vincada, vai aprendendo as diversas estratégias para combater o tédio e a erosão da rotina. Ao mesmo tempo, Emílio e os seus companheiros vão tentando introduzir, num quotidiano marcado por medicamentos, refeições, «terapias ocupacionais» e sestas de duração indefinida, alguns vislumbres de encanto e alegria de viver.

Cris

6 comentários:

  1. Faço minhas as tuas palavras! Amei este livrinho e só quero que muito mais gente o leia e o saboreie como ele merece!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu espanhol é mto rud8mentar... temo ter pedido algum detalhe! Queria mesmo ler em português!

      Eliminar
  2. Tão bom que gostaste!! Fico mesmo feliz :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostava mesmo de o arranjar em português! Beijinho

      Eliminar
  3. Olá olá!!!
    Não conheço o livro, mas há uns anos atrás fui ver o filme de animação e gostei muito. A história é maravilhosa e os "desenhos" também!
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como eu gostava de o ter! Mas da editora disseram-me que não é provável q seja reeditado. Pelo menos por agora!

      Eliminar