Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

"A Casa" de Paco Roca (Graphic Novel)


Lida em pouco tempo, esta graphic novel, soube-me a pouco. Mas fez-me pensar.
Soube-me a pouco porque fui apanhada meio desprevenida com o final abrupto. Nāo reparei que as páginas estavam a esgotar-se e fiquei sem chāo, de repente, com o final. Acabou tāo depressa! 
Mas mesmo assim faz pensar, indiscutivelmente. Três irmāos, depois da morte do pai, vāo-se lembrando de pormenores vividos em que o pai foi protagonista ao mesmo tempo que decidem vender a casa em que ele vivia e que já nāo visitavam há muito. 
É um livro que fala-nos de perdas, de luto, de coisas que ficaram por dizer e por fazer às pessoas que amamos. É normal sentir que se podia ter feito ou dito mais qualquer coisa depois da morte de alguém que nos é próximo. Creio que é um processo que faz parte do luto. Uma parte de nós diz que dissemos e fizemos o que podiamos, outra diz-nos que poderiamos ter feito ou dito muito mais. Saber encontrar o equilíbrio entre estes dois seres que "habitam" em nós é um processo que pode demorar.
Um livro para ler e apreciar. Para pensar, refletir. Olhar em volta e alterar comportamentos, o nosso sobretudo. Porque o mundo muda quando nós mudarmos.
Terminado em 10 de Fevereiro de 2019
Estrelas: 5*
Sinopse
Ao longo dos anos, o dono de uma casa enche-a de recordações, testemunhos silenciosos de uma vida. Uma casa é a imagem fiel do seu dono. Como os casais que vivem longos anos juntos. Assim, quando o seu ocupante desaparece para sempre, o recheio da casa fica intacto, à espera do regresso do seu dono. Os três irmãos que protagonizam esta história, tornam um ano após a morte do seu pai à casa de família onde cresceram. A sua intenção é vendê-la, mas em cada velharia que deitam fora, enfrentam as suas memórias. Temem estar a apagar o passado, a memória do seu pai, e as suas próprias memórias.  

Cris

7 comentários:

  1. Está ainda por ler, mas sei, oh se sei, que me vai deliciar!
    Bela opinião!

    ResponderEliminar
  2. Tenho cá o outro dele para ler que a Isa me emprestou e esta semana vou tratar dele :)

    ResponderEliminar
  3. Já ouvi falar muito e bem deste livro pelo booktube mas gostei muito da sua opinião e do cunho mais introspectivo. Tenho de o ler!

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar